O brasileiro tem desenvolvido o hábito de investir em higiene pessoal e em consumo de produtos de beleza em geral, esse é um dado que vem se confirmando a cada ano e colocando o país na liderança do ranking mundial – o Brasil já é o terceiro maior mercado consumidor de produtos cosméticos do mundo (dados/Euromonitor International 2012) e a previsão é que ainda em 2014 ultrapasse o Japão e alcance o segundo lugar. Mas alguns números têm surpreendido e fortalecido a concentração de esforços em investimento no setor mais precisamente em São Paulo.
Dados recentes do SEBRAE SP (2013) revelam que o segmento de estética e beleza está entre os que mais crescem no Brasil e expressivamente na grande São Paulo. Existem aproximadamente 81 mil empreendedores individuais (EI) formalizados no estado em atividades relacionadas à beleza como centros de estética e cabeleireiros/manicures. Esse número representa quase 20% do total Brasil – uma participação muito grande.
Na cidade de São Paulo são lançados mais salões de beleza do que bares e lanchonetes, de acordo com dados da Junta Comercial do Estado (JUCESP). Somente entre janeiro e junho de 2012 foram abertas 2.445 empresas de serviços relacionados à estética, elevação de 85% em relação ao número de registros no mesmo período do ano anterior.
O Instituto Datafolha estima que os gastos dos brasileiros (especialmente brasileiras) com produtos de beleza (incluindo serviços) serão em torno de R$ 59,6 bilhões este ano – só para uma boa reflexão: em 2003, o valor era R$ 26,5 bilhões – um crescimento de mais 124% em dez anos.
Com todo esse crescimento, o reflexo no que se refere ao mercado de trabalho não poderia deixar de ser também positivo e animador. O crescimento de vagas no setor de 2012 para 2013 foi da ordem de 30%, assim como a média de remunerações. Contudo, o nível de exigência em qualificação e precisamente em especialização acompanha essa mesma proporção – o consumidor deste serviço está muito mais exigente e o empresariado não mede esforços para atendê-lo. Por isso, para ingressar nesse fértil mercado de trabalho é mais que válido, é fundamental investir em conhecimento técnico, prático e atualização (reciclagem).
Diante deste cenário vem aí a Estetica in São Paulo
de 21 a 23 de março
Local: Palácio de Convenções do Anhembi