Com o objetivo de facilitar a entrada de visitantes durante a Copa do Mundo e tornar o país um destino mais competitivo, o Senado Federal aprovou, na última terça-feira (8), um projeto de lei que facilita a solicitação e a emissão de visto a estrangeiros para o Brasil.
Estarão dispensados de vistos temporários os estrangeiros que viajam a negócios, além de artistas e atletas, desde que o país de origem desses viajantes dê o mesmo tratamento aos brasileiros.
Para os demais turistas internacionais, a principal mudança é a possibilidade de fazer os procedimentos pela internet, o que deve diminuir o preço do visto e o tempo de espera.
O formulário, as taxas e os documentos poderão ser encaminhados pela rede ao Portal Consular do Ministério das Relações Exteriores.
O objetivo é facilitar a entrada de estrangeiros ao país e beneficiar os 600 mil visitantes previstos para desembarcar no país durante a Copa do Mundo, de acordo com dados do Ministério do Turismo.
Os novos procedimentos mantém a segurança atual, já que os documentos originais poderão ser solicitados a qualquer momento por autoridades do governo brasileiro.
Para virar lei, o projeto ainda precisa ser sancionado pela presidente Dilma Rousseff.