Estrutura construída para feira na China se transforma em mobiliário para comunidade rural

Anúncio ABIMAD39

No mundo atual de rápido desenvolvimento de negócios, os expositores constroem seus estandes mas, após a exposição, muitos dos resíduos e materiais de construção não podem ser limpos e reciclados adequadamente. Esta questão não é nova, com alguma solução interessante – que não é a regra – sempre aparecendo de tempos em tempos. Foi o que aconteceu recentemente na China.

O estúdio Rooi Design and Research foi o escolhido para criar uma estrutura temporária que servisse como um showroom facilmente desmontável e sustentável para uma marca expositora na Feira Internacional de Móveis de Xangai em 2019. Mas após a feira, para onde iria todo o material usado na construção?

Em resposta a isso a empresa desenvolveu um pavilhão externo independente que permitiu revelar uma solução de design abrangente e sustentável, feito com madeira compensada que pudesse ser facilmente montado e desmontado, a fim de minimizar custos e efeitos ambientais da construção. Outra preocupação foi que a estrutura também pudesse ser reutilizada.

A estrutura principal do chamado “Furniture Pavilion S” media 150 metros quadrados e era composta por pilhas de unidades modulares de compensado que funcionavam como vitrines de exibição, apoiadas em aço. Um projeto deliberadamente simples, criado para facilitar a reciclagem. De acordo com a empresa, a estrutura pode ser totalmente montada em 48 horas, o que minimizou drasticamente o tempo e os custos de construção.

Anúncio

Foram utilizadas 821 peças de placas de compensado de 1,22 por 1,22 metros, escolhidas pelo estúdio por ser reciclável e um dos materiais mais familiares na fabricação de móveis. A disposição empilhada das telas permitiu aos visitantes vissem os móveis de vários ângulos, enquanto sua profundidade ajudou a reduzir o ganho de calor solar interno.

Mas o principal ainda estava por vir. Um ano depois, a Rooi Design and Research transformou sua estrutura de exposição em 410 conjuntos de mesas e cadeiras para uma comunidade na China rural, com o objetivo de demonstrar como as feiras de negócios podem ser mais ecologicamente corretas, empregando os princípios de uma economia circular.

O formato em hexágono foi escolhido pelo estúdio para que as peças pudessem ser combinadas de diversas maneiras, criando tanto mesas individuais quanto grandes acomodações para abrigar os moradores e aproximar a comunidade.

A Rooi Design and Research espera que o projeto sirva de inspiração para um design de feiras de negócios mais sustentável e que os móveis facilitem a interação entre as pessoas da comunidade rural. Quem sabe mudanças como esta não possam estar presentes no “novo normal”?

Fonte: Informações e imagens da Rooi Design and Research/Deezen | Imagens: Ming Chen