A geração de trabalho e renda para jovens em situação de vulnerabilidade social é um desafio para diversas comunidades espalhadas pelo mundo.
Em São Paulo, onde o desemprego afeta 35% dos jovens e apenas 13% deles têm ensino superior completo, é urgente a busca por uma solução sistêmica, que envolva múltiplos atores e permita escalar o impacto de transformação positiva na vida desses jovens.
Neste contexto, o programa Global Opportunity Youth Network (GOYN) chega a São Paulo com uma rede inicial de 60 organizações parceiras e articulação da United Way Brasil, maior organização de filantropia do mundo dedicada à causa da educação, e realiza no dia 6 de outubro, das 9 às 10h30, um evento online e gratuito para discutir o tema “Inclusão produtiva de jovens nas empresas: uma relação ganha-ganha”.
O objetivo é conversar e levantar caminhos para a prática da inclusão produtiva de jovens nas empresas, além de apresentar os resultados de um mapeamento exclusivo sobre oportunidades e juventudes de São Paulo.
Farão parte do debate alguns membros da rede do GOYN São Paulo, como a Superintendente da Fundação Arymax, Vivianne Naigeborin, o Presidente da Accenture América Latina, Leonardo Framil, a representante da Unicef Brasil, Florence Bauer, a CEO da P&G, Juliana Azevedo, além de dois jovens envolvidos no projeto, Ana Inez e Henrique Medeiros.
“Só na capital paulista temos mais de 760 mil ‘jovens potência’, que é como chamamos aqueles que têm entre 15 e 29 anos e que estão fora da escola, desempregados ou trabalhando em empregos informais. A pandemia agravou ainda mais a situação deles, por isso, mais do que nunca, o nosso desenvolvimento socioeconômico depende da inclusão produtiva desse público”, explica Daniela Saraiva Santos, líder do GOYN SP e apresentadora do evento .
O GOYN é um programa global que envolve pessoas, empresas, fundações, institutos e organizações sociais para criar oportunidades de trabalhos decentes e que aumentem a renda de jovens em situação de vulnerabilidade social. Liderado pelo Instituto Aspen, nasceu há dois anos e está presente em Bogotá (Colômbia), eThekwini (África do Sul), Mombasa (Quênia), Pune e Ramgarh (Índia).
Em São Paulo, a rede pretende criar, de forma colaborativa, oportunidades econômicas para pelo menos 100 mil ‘jovens potência’ do município até o fim de 2030. Para isso, conta com um grupo gestor formado por Accenture, Fundação Arymax, J.P. Morgan, Em Movimento e Instituto Coca-Cola, além de um conselho de jovens .
O evento será realizado no Youtube da United Way Brasil. Para participar, basta se inscrever pelo Sympla neste link .
SERVIÇO
Data: 6 de outubro de 2020
Horário: das 9 às 10h30
Transmissão: http://www.youtube.com/unitedwaybrasil
Inscrições pelo link http://www.bit.ly/GOYN_inscricao