O festival sertanejo em Serrana (SP) deve acontecer no próximo dia 23 ou 30 de outubro, como mais um evento piloto projetado pelo Governo do Estado de São Paulo.
O “Serrana Music Festival” prevê receber no Parque Permanente de Exposições (Expocana) de 3,5 a 5 mil pessoas completamente imunizadas contra a doença.
Em entrevista ao G1, Matheus Calil, empresário responsável pela organização, este será o primeiro evento com público em pé do estado desde o início da pandemia.
Calil também informou que três grandes nomes da música sertaneja deverão se apresentar, mas ele os manteve em segredo.
Apenas aqueles que receberam as duas ou a dose única da vacina contra a Covid-19 poderão acessar o local. O uso de máscara também será obrigatório durante a circulação.
Além disso, a organização prevê colocar túneis de higienização na entrada de cada setor e totens de álcool em gel em diferentes pontos.
Ao fim do evento, ao menos uma parte dos participantes será testada para o coronavírus e monitorada, com o objetivo de as autoridades analisarem o impacto com relação ao contágio da doença.
No início de 2021, moradores foram voluntários do Projeto S, ação inédita que avaliou a eficácia da CoronaVac em populações inteiras.
Em junho, resultados apresentados pelo Butantan apontaram que casos sintomáticos da doença tiveram uma redução de 80% após as duas etapas de vacinação, além da queda de 95% no número de mortos na cidade em abril e recuo de 86% nas hospitalizações.
Em julho, uma nova etapa começou a avaliar a imunidade de longo prazo dos moradores após a imunização com duas doses.
Os voluntários serão acompanhados por um ano a fim de estabelecer quanto tempo dura a proteção da vacina.
Já no início de setembro, a cidade foi escolhida para realizar a aplicação em massa da dose adicional da CoronaVac em todos os moradores com mais de 60 anos.