Mais de 13 mil pessoas de pelo menos 70 países estarão no Brasil agora no mês de novembro participando de eventos médicos e esportivos. As capitais escolhidas para receberem os visitantes internacionais são Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro e Brasília. A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) atuou no apoio aos destinos brasileiros para a captação desses eventos e tem contribuído para que o país se consolide cada vez mais no mercado de congressos e convenções.
“As cidades brasileiras estão cada vez mais competitivas internacionalmente. Elas estão preparadas para receber os eventos, inclusive no que diz respeito à infraestrutura e à economia. Segundo a “Pesquisa de Impacto Econômico Dos Eventos Internacionais Realizados no Brasil”, feita pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) para a Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo), os turistas de Negócios e Eventos gastam em média US$ 304 por dia no Brasil, esse valor é quatro vezes maior que as despesas dos visitantes internacionais que visitam o país em viagens de Lazer, que tem um gasto diário de US$ 73,77”, destacou o presidente da Embratur, Vicente Neto.
O primeiro evento do mês é o World Masters Orienteering Championship, que acontece de 01 a 08 de novembro em Porto Alegre e Canela, no Rio Grande do Sul. A competição consiste em uma corrida no meio da natureza em que os atletas contam com o auxílio de um mapa. Quem passar pelos pontos de controle que estão descritos no mapa no menor tempo possível é o vencedor. É a primeira vez que o evento ocorre no Brasil e na América do Sul e a expectativa é que 2.500 pessoas vindas de 38 países. Em 2015 será na Suécia.
O Rio de Janeiro será sede de dois encontros voltados para a área médica. De 9 a 13 de novembro, os neurocirurgiões pediátricos se encontram para a 42ª Annual Meeting of the Intl Society for Pediatric Neurosurgery – ISPN 2014. As reuniões anuais do ISPN são uma oportunidade de comunicação entre os neurocirurgiões pediatras de todo o mundo. Os organizadores do evento esperam um público de 1.200 pessoas. A 43ª reunião do ISPN será na Alemanha em 2015.
Depois, a Cidade Maravilhosa reúne dermatologistas de 17 países no XX CILAD – Congresso Ibero Latino-americano de Dermatologia, entre os dias 15 a 18 de novembro. O evento acontece de dois em dois anos e é pioneiro tanto no Brasil, quanto na América do Sul. A expectativa é que cerca de 4.500 pessoas compareçam ao CILAD. A próxima edição já está definida onde será: Espanha.
A partir do dia 11 de novembro é a vez de Brasília ser a cidade anfitriã de pessoas de várias nacionalidades. A capital do Brasil receberá o 68º Campeonato Mundial Masculino de Fisiculturismo, que reunirá atletas de mais de 70 países. O evento vai até o dia 15 de novembro e a expectativa é que pelo menos 3 mil pessoas prestigiem o campeonato. Paralelo ao evento, também acontecerão a Feira de Fisiculturismo e o Congresso da International Federation of Body Building & Fitness (IFBB). Vale destacar que é a primeira vez que Brasília recebe esse evento que já aconteceu na América do Sul, no Equador, em 2012.
Curitiba, no Paraná, será palco do 8th WORLD CHAMPIONSHIP KARATE, de 19 a 23 de novembro e promete trazer atletas de 20 países e um público estimado de 2000 pessoas. O campeonato de karatê acontece de dois em dois anos e este contará com a participação de atletas de todas as idades. É a segunda vez que esse evento acontece na América do Sul, em 1994 ele foi realizado na Argentina. O local da próxima edição ainda não foi definido, será na Itália ou na Austrália.
MICE
Esses eventos foram captados para os destinos brasileiros com apoio da Embratur dentro do programa de captação para o segmento MICE (Meetings, Incentives, Congress and Exhibitions) que é, atualmente, um dos que mais tem contribuído para o incremento do fluxo de turistas para o Brasil. A mais recente classificação do País no ranking da ICCA (International Congress and Convention Association) reflete grandes conquistas: o Brasil foi classificado como o 9º do mundo que mais sediou eventos internacionais em 2013 e demonstrou um crescimento de 408% no período entre 2003 e 2013 em número de eventos sediados, evoluindo no mesmo período da 19ª posição para 9ª.
Fonte: Embratur