A reunião ordinária da Comissão Extraordinária de Apoio ao Desenvolvimento do Turismo, do Lazer e da Gastronomia de ontem (15) trouxe para o debate dois pontos importantes para o setor de eventos: a realização de eventos-teste em São Paulo e a apresentação do Distrito Anhembi.
De 21 a 22 de julho o Santos Convention Center, em Santos, recebe Expo Retomada, com público estimado de 750 visitantes por dia, 1500 no total, com testagem obrigatória, além dos demais protocolos obrigatórios de segurança.
Os eventos-teste, como o previsto para julho, são eventos sugeridos pelo Governo do Estado de São Paulo para preparar um planejamento seguro para a real implementação do calendário de Feiras de Negócios e Congressos no segundo semestre de 2021.
O objetivo da iniciativa, segundo Paulo Passos, consultor e representante da ABRACE (Associação Brasileira de Cenografia e Estandes), que também participou do debate, é demonstrar do ponto de vista científico que as feiras podem ser seguras se seguirem os protocolos.
“Já foram realizados três eventos e agora faremos este quarto para demonstrar para o setor e para a população que fazer uma feira ou congresso em São Paulo é extremamente seguro. Isso é essencial para fomentar a retomada do setor”, explicou Passos.
Armando de Arruda Pereira Campos Mello, representante do SINDIPROM, explicou que os trabalhadores dos setores de turismo e eventos trabalham para que haja a retomada com protocolos seguros e que por isso os eventos-teste são importantes.
Outro destaque do dia foi a apresentação do projeto “Distrito Anhembi”. Daniel Galante, diretor do São Paulo Expo/GL events, apresentou o novo projeto do espaço e falou das expectativas quanto aos resultados após as mudanças previstas. (conheça quais os planos clicando aqui)
“Temos a previsão de movimentar R$ 5 bilhões por ano na cidade, gerando emprego e renda. Com as mudanças, o espaço estará pronto para abrigar eventos de todos os tipos e portes, desde negócios a campeonatos esportivos, e isso nos coloca como grandes concorrentes mundiais neste setor”, apontou Galante.
O vereador Rodrigo Goulart, presidente da Comissão, mostrou-se um entusiasta do projeto e manifestou apoio às mudanças.
“Eu acompanhei muito de perto essa concessão e acredito muito no projeto. A GL mostra em SP e no Brasil a sua competência e sei que vocês transformarão este importante equipamento público em um grande espaço de eventos para a cidade com potencial para levar São Paulo para o mundo todo”, afirmou.
A reunião contou ainda com a presença de Luiz Álvaro Salles, presidente da SPTuris (São Paulo Turismo); Antônio Reinales, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de SP e dos vereadores Sansão Pereira e Marcelo Messias.
Assista abaixo como foi:
*com informações da Câmara dos Vereadores / foto: JRaposo | REDE CÂMARA