O EXIT Festival ficou para a história como o primeiro grande festival na Europa a acontecer neste verão após a pandemia.
Mais de 180.000 amantes da música de mais de 70 países passaram pelos portões do festival em Novi Sad, na Sérvia, durante os quatro dias e noites.
O EXIT, que já ganhou o título de ‘Melhor Festival Maior Europeu’, também celebrou seu 20º aniversário este ano, quando os fãs de música se reuniram e dançaram juntos mais uma vez para celebrar a vida e o retorno à normalidade.
Todos os ingressos de 4 dias foram vendidos quase uma semana antes do início do evento. Apesar da pandemia, a multidão do EXIT este ano foi tão diversa quanto possível, com mais de 50% dos portadores de ingressos de 4 dias vindos do exterior.
Muitos dos artistas tiveram seu primeiro grande show no EXIT após quase 18 meses de silêncio e, de acordo com dezenas de milhares de fãs, essa energia acumulada resultou em algumas das melhores performances de toda a sua carreira.
“Eu sabia que o evento deste ano era mais do que apenas um festival, era um movimento de pessoas, prontas para fazer o que fosse necessário para manter as conexões humanas na vanguarda da nossa existência”, aponta Dusan Kovacevic, fundador e CEO do EXIT
O bravo esforço do EXIT para que a chance finalmente acontecesse este ano valeu a pena, mas os organizadores também agradecem a confiança dos fãs, que fizeram desses quatro dias um milagre.
Além de programar o evento, o maior desafio de 2021 foram os regulamentos em constante mudança devido à Covid 19.
O EXIT trabalhou em estreita colaboração com as autoridades sérvias e organizações de saúde para criar um protocolo que fosse legalmente aceitável e também realista de seguir para os fãs.
Os visitantes foram autorizados a entrar no evento com prova de imunidade (vacinação ou antígenos de uma infecção passada), ou um teste negativo (antes de entrar no país, ou na zona de teste criada pelo festival).
O protocolo de segurança “Safe Events Sérvia”, de acordo com as pesquisas científicas mais recentes, foi criado para fazer dos festivais de verão na Sérvia os locais de reunião mais seguros do país.
As primeiras estatísticas mostram exatamente isso, com menos de uma dúzia de casos positivos de aprox. 14.000 testes realizados na zona de pré-entrada do festival.