O ExCeL London, parte do Grupo ADNEC, atingiu um marco significativo com a instalação da última peça da estrutura de aço para o seu projeto de expansão de 25.000 m².
O desenvolvimento de £220 milhões, totalmente apoiado pelo Grupo ADNEC e construído pela McLaren Construction, ampliará as instalações existentes do local em mais 25%, totalizando 125.000 m².
Quase 5.000 toneladas de aço foram instaladas e, uma vez concluído, em outubro de 2024, o local em Londres se tornará o maior centro de conferências e exposições totalmente integrado da Europa.
Humaid Al Dhaheri, Presidente do ExCeL e Diretor Executivo e CEO do Grupo ADNEC, visitou pessoalmente o local para inspecionar o progresso e conduzir uma visita ao local.
A expansão representa o foco do Grupo ADNEC em aprimorar suas capacidades e qualidade de serviços, ao mesmo tempo em que diversifica seu portfólio geral para garantir resultados positivos nos negócios e investimentos e atender aos interesses de parceiros atuais e futuros.
“O ExCeL London já é um local de classe mundial, e essa expansão fortalecerá ainda mais sua posição de liderança na indústria internacional de eventos e turismo de negócios”, disse Al Dhaheri.
“Também representa um novo capítulo para o Grupo ADNEC, alinhado com nossos planos de crescimento sustentável, e estamos ansiosos para abrir oficialmente as portas no próximo ano”, completou.
A Venue recebe cerca de 400 eventos a cada ano e recebe quatro milhões de visitantes, um milhão deles do exterior. O ExCeL está atualmente vivenciando seu ano mais movimentado, rastreando 10% a mais do que seu recorde anterior estabelecido antes da pandemia em 2019.
Isso inclui demanda recorde por espaço para eventos, números de comparecimento que quebram recordes em vários setores e novas atrações.
“Nossa nova expansão decorre da crescente demanda de organizadores de eventos no Reino Unido, Europa e América do Norte”, explicou Jeremy Rees, CEO do ExCeL.
“Esse crescimento permitirá que o ExCeL concorra e receba alguns dos maiores congressos da Europa, com os primeiros contratos já assinados para os próximos anos, pavimentando o caminho para se tornar o futuro das conferências na Europa”, acrescentou.
A expansão do ExCeL é um projeto emblemático para a McLaren. A estrutura de aço é uma daquelas áreas em que o projeto foi capaz de melhorar a sustentabilidade de uma estrutura de aço típica, utilizando 50% de aço reciclado, o que reduz significativamente a pegada de carbono do projeto.
Em consonância com a Estratégia de Sustentabilidade do ExCeL e a neutralidade de carbono, a expansão está sendo construída de acordo com os principais padrões ambientais.
O objetivo é alcançar uma classificação BREEAM ‘Excelence’ após a conclusão, tendo já economizado mais de 11.000 kg de CO2e ao utilizar o Cemfree, uma argamassa de alvenaria de ultrabaixo carbono.
Como parte do projeto, também está sendo feito um investimento substancial no espaço público, incluindo novas áreas verdes ao longo da borda do cais, paisagismo aprimorado para pedestres e ciclistas, e um novo parque de bolso.