Expectativa de negócios na SCAJ World Specialty Coffee 2023 anima empresas brasileiras

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A participação brasileira no maior evento de cafés especiais da Ásia, a SCAJ World Specialty Coffee Conference and Exhibition 2023, pode render US$ 59,4 milhões de dólares ao Brasil em negócios com o produto.

A feira é realizada pela Specialty Coffee Association of Japan (SCAJ) e aconteceu de 27 a 30 de setembro, em Tóquio, no Japão.

Se confirmado, o valor superará em aproximadamente 15% os US$ 51,8 milhões efetivados com a presença no evento em 2022.

Os empresários brasileiros participaram da feira, que celebrou sua 20ª edição este ano, através do “Brazil. The Coffee Nation”.

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Este projeto setorial é desenvolvido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

No evento, a delegação nacional realizou sete sessões de cupping no estande da BSCA e outras duas degustações apresentando os cafés do “Taste of the Harvest” para o público geral.

O espaço contou com bancadas de participantes do projeto setorial e um brew bar, onde a equipe parceira da SCAJ ofereceu cafés espressos e filtrados de oito regiões produtoras brasileiras que possuem Indicação Geográfica.

“As ações que realizamos possibilitaram contatos comerciais com 155 empresários da região, sendo que 43 foram novos”, destaca Vinicius Estrela, diretor executivo da BSCA.

“Esse networking é extremamente relevante porque o Japão e os países asiáticos são parceiros leais, que fecham negócios de longa data, o que permite que o Brasil consolide ainda mais seus cafés especiais nesses mercados tradicionais”, completa.

A feira é essencial ainda para que o Brasil possa ampliar sua participação em outros novos mercados, entregando sustentabilidade e qualidade por meio de produtos totalmente rastreados.

Outro ponto que chamou a atenção, conforme ele, é o crescimento do interesse dos jovens japoneses no mercado de cafés especiais.

“O número de visitantes jovens impressiona em um mercado tão tradicional como o Japão, o que abre novas oportunidades de negócios e vem fomentando o crescimento de microtorrefações no país após a pandemia”, afirma.

Durante os quatro dias da feira em Tóquio, os empresários brasileiros concretizaram, nas sessões de degustação e rodadas comerciais do “Taste of the Harvest”, US$ 10,3 em negócios presenciais e alinharam a possibilidade de comercialização de mais US$ 49,1 milhões ao longo dos próximos 12 meses, até a próxima edição do evento, o que gera a estimativa de US$ 59,4 milhões no total.