Experience Expo alcançou 97% de materiais sustentáveis utilizados nos stands de expositores

Anúncio

A UBRAFE (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios) divulgou o balanço da primeira edição da feira de negócios para o setor de eventos e live marketing, a Experience Expo (EEX).

Promovendo a equidade de gênero, com uma representação de 50% homens e 50% mulheres entre os 80 palestrantes vindos de 7 países como o Brasil, Alemanha, França, Argentina, Bolívia, México e Canadá).

 Além da diversidade e a inclusão foram abordados dentre as discussões acerca do futuro do setor e temas atuais, a apresentação de cases dos eventos mais relevantes no cenário nacional e internacional.

Ainda: discussões e exemplos de como o setor de eventos pode e deve contribuir para que os eventos presenciais sejam vistos e analisados como agentes positivos de sustentabilidade.

Anúncio

O EEX também se consolidou como uma plataforma de networking, mas principalmente como um gerador de oportunidades de negócios para o setor de eventos B2B e B2C.

Foram registrados, em dois dias de evento, a presença de 2.800 participantes, sendo 80% deles moradores da cidade e estado de São Paulo, e 20% de outros estados do Brasil e países.

“Ficamos muito empolgados com os resultados obtidos com a realização da 1ª edição do Experience Expo”, celebra Paulo Ventura, presidente do conselho de administração da UBRAFE.

“Além dos negócios gerados entre as empresas do nosso setor pudemos analisar e verificar de forma direta como os eventos podem contribuir para a meta de sermos carbono zero nos próximos anos”, completa.

Com uma expectativa de atingir 55 marcas expositoras na primeira edição do evento, o EEX registrou um total de 65 marcas expositoras, número acima do planejado.

Durante o congresso o executivo Kai Hattendorf reforçou a importância do compromisso com o meio ambiente por meio da redução da pegada de carbono à zero, convidando o setor a refletir profundamente sobre um tema importante e urgente da atualidade.

Kai Hattendorf também comemorou a assinatura conjunta de 33 empresas brasileiras, todas associadas a UBRAFE, no compromisso global de que todos os eventos deverão ser neutros em carbono nos próximos anos.

Hoje no mundo, mais de 700 empresas e organizações do setor de eventos já assumiram este compromisso. Entre diversas ações que focaram na sustentabilidade estão:

– Priorização da sinalização e comunicação de forma digital, a utilização de carpete fabricado a partir de garrafas de PET recicladas;

– A redução de utilização de plástico de uso único, a utilização de fibras naturais nos uniformes da equipe de apoio do evento;

– Mitigação de todas as emissões de CO2 associadas ao transporte de todos os materiais utilizados, e o deslocamento de visitantes para o evento, em parceria com a Carbono B;

– 97% de materiais sustentáveis utilizados nos 65 stands das marcas expositoras na feira de negócios, registrando um total de 12.548 kg de materiais reutilizados ou reciclados, sendo 8.237 kg de madeira, 3.857 de ferro e 454 kg de bagum;

– Os 2.800 crachás emitidos para os visitantes foram produzidos com papel que contém sementes de rúcula.

Cada crachá apresenta uma média de 10 sementes de rúcula, portanto, se todos forem plantados, um total de 28 mil pés de rúcula serão gerados, número equivalente ao volume vendido em quase 1 dia de comercialização da verdura no Ceagesp de São Paulo.

A primeira edição do EEX também registrou um total de 1.950 litros de água distribuídos gratuitamente a todos os participantes em uma ilha de hidratação, em copos de papel reciclado, equivalente a 3.900 garrafas de 500 ml, que se empilhadas, corresponderiam a um prédio de 268 andares.

Os copos de papel reciclado foram encaminhados a reciclagem após o evento, contabilizando zero resíduos destinados a lixões.

“Muito se fala sobre o papel dos eventos presenciais em uma sociedade descarbonizada, mas as empresas do setor além de entenderem esta meta precisavam conhecer na prática como toda essa teoria pode e deve ser aplicada no dia a dia”, afirma Paulo Octávio Pereira de Almeida (P.O.)  diretor executivo da UBRAFE.

“E durante o EXPERIENCE EXPO conseguimos demonstrar e discutir em profundidade vários dos compromissos que o setor está assumindo neste sentido” finaliza

A primeira edição da EXPERIENCE EXPO aconteceu nos dias 1 e 2 de agosto, no Distrito Anhembi (SP), com a organização da UBRAFE e a curadoria de conteúdos da MCI Brasil.

A segunda edição do EXPERIENCE EXPO já está confirmada para 2025 e a data e o local serão anunciados durante a realização do próximo evento da associação, o CEO weekend nos próximos dias 18,19 e 20 de outubro na cidade de Recife, Pernambuco.