Nos últimos dez anos, a XP Inc., plataforma de serviços financeiros líder em tecnologia e fornecedora confiável de produtos e serviços financeiros de baixa taxa no Brasil, criou um dos eventos de investimento mais importantes do país, denominado “Expert”. Nos anos anteriores a Expert aconteceu em um grande espaço de eventos em São Paulo, atraindo mais de 30.000 participantes. No entanto, em 2020, por conta da pandemia global, a XP precisou reinventar a Expert, criando um conceito completamente novo para sua 10ª edição, durante um dos momentos mais desafiadores da nossa história.
Realizado, pela primeira vez, de forma 100% gratuita e online, a Expert, que já era considerado o maior evento de investimento do mundo, impactou mais de cinco milhões de pessoas entre 14 e 18 de julho, um aumento exponencial em relação aos anos anteriores. O evento contou com mais de 200 palestrantes e um total de mais de 200 horas de conteúdo sobre investimentos, inovação, tecnologia, economia, política, sustentabilidade e cultura, entre outros.
Além da plataforma central chamada HUB Expert, as sessões também estavam disponíveis nas mídias sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube e Twitter. Com o tema central, “Um novo olhar para um novo futuro”, participaram do evento Malala Yousafzai, Ray Dalio, Howard Marks, Adena Friedman, Tony Blair, Magic Johnson, Nassim Taleb, Paulo Guedes, Rodrigo Maia, entre outros.
“A pandemia do Covid-19 pegou todos de surpresa e nos forçou a reformular nossos formatos de trabalho e serviço, levando-nos a inovar e tornar a Expert ainda mais significativa e impactante do que nunca. A oportunidade de compartilhar esse nível de conteúdo com milhões de brasileiros e os feedbacks que recebemos foram tremendos”, afirmou Bruno Constantino, CFO da XP.
O sucesso do evento também foi refletido no aumento significativo de contas abertas nas últimas semanas, apresentando 10% de crescimento em comparação com a média mensal até agora em 2020. Esse crescimento foi aprimorado pelo processo de digitalização, reforçando a relevância dos canais diretos e assessores de investimentos. Além disso, houve aumento de 81% em relação ao mesmo trimestre no ano anterior em clientes ativos.
Segundo Guilherme Benchimol, CEO da XP, a aceleração da digitalização é uma tendência irreversível. “O crescimento exponencial em nossos canais de varejo está parcialmente relacionado a essa tendência. A Expert foi criada há 10 anos para promover conteúdo exclusivo para assessores de investimentos. Decidimos abrir para o público em 2017 e percebemos o papel do evento em reforçar, por meio do acesso ao conteúdo, nosso objetivo de transformar o mercado financeiro para melhorar a vida das pessoas. A tendência da digitalização está se acelerando, a diversificação é importante como sempre, mas a educação continua sendo a chave do nosso sucesso”, afirmou.
O DNA educacional da XP tem sido um grande diferencial e ajudou a fornecer conteúdo de qualidade e acesso a palestrantes globais a milhões de brasileiros, reforçando o tema da educação financeira em todo o país.
“Um dos principais objetivos do XP é fornecer acesso ao conteúdo para ajudar os investidores na tomada de decisões e, especialmente em um momento cheio de tantas incertezas. Nosso objetivo é trazer debates importantes, não apenas para investidores, mas para a sociedade de maneira mais ampla. A Expert não foi apenas mais um conjunto de sessões ao vivo. Trouxemos vários painéis interativos, tanto para o público quanto para os palestrantes que fizeram parte de outro capítulo de nossa história”, disse Karel Luketic, diretor de marketing e conteúdo digital da XP.
O conteúdo da Expert continuará disponível em http://eventoexpert.xpi.com.br/