Expo 2020 já movimenta a economia de Dubai e gera milhares de empregos

Anúncio

Faltando pouco mais de três meses para a abertura oficial, a Expo 2020 Dubai vai gerar milhares de empregos no mercado dos Emirados Árabes Unidos e dar um impulso à economia, segundo consultorias de RH e especialistas do setor ouvidos pelo Khaleej Times.

A Exposição Mundial, que será realizada entre 1º de outubro e 1º de abril de 2022, deve atrair milhões de visitantes a Dubai.

O fluxo mundial para Dubai significa mais clientes para as empresas, o que, por sua vez, irá incentivá-los a ter mais mãos à obra, especialmente nas indústrias de serviços, disseram as empresas de RH.

Para Mayank Patel, Country Head no Oriente Médio da Adecco, empresa global de Soluções de RH, a Expo 2020 impactará a economia de Dubai, gerando empregos em áreas como turismo, imóveis, varejo, eventos e exposições, consultoria de tecnologia e software, marketing e mídia, engenharia, segurança, logística, saúde e segurança, compras e finanças e hotelaria.

Anúncio

“Dubai já é um centro de negócios para indústrias líderes, especialmente nos setores imobiliário, de hotelaria e tecnologia. Mas com a Expo 2020 nas proximidades, a atratividade deve se intensificar ainda mais”, indicou à publicação dos Emirados.

O ano de 2020 foi um dos piores para as empresas, pois foram duramente atingidas pelos bloqueios e fechamentos de fronteiras acionados pela Covid. Muitos foram forçados a demitir pessoas e reduzir o tamanho para sobreviver.

Dubai reabriu gradualmente em 2021 graças à campanha de vacinação em massa e muitos dos setores duramente atingidos – especialmente viagens, hotelaria e aviação – estão se recuperando.

Para Raj Rishi Singh, Chief Business Officer na MakeMyTrip a Expo Dubai vai impulsionar empregos no setor de viagens e turismo, indicando que os viajantes internacionais provavelmente farão sua visita à Expo, mas aproveitarão para visitar dos locais de lazer da região.

Com a previsão de mais de 25 milhões de novas visitas à cidade, a demanda por transporte deve disparar. Antecipando a demanda, muitas empresas já estão contratando.

Soham Shah, fundador da Selfdrive.ae, uma empresa de aluguel de automóveis, disse que pretende adicionar 3.000 a 3.500 carros novos para atender à demanda da EXPO.

Segundo ele, a empresa já iniciou as contratações e vai dobrar a equipe para atender a demanda que espera.

A indústria do entretenimento se preparando

Empresas de gerenciamento de eventos e operadoras de turismo também começaram a contratar antes da Expo.

“A indústria de entretenimento e eventos já está em modo de contratação, pois a indústria já está voltando mesmo antes da Expo 2020. Acredito que muitas conferências de negócios, eventos de entretenimento vão preencher a programação antes do final do verão deste ano”, explicou Leila Masinaei, Sócia-gerente da GM Events.

Hemali Shah, diretor administrativo da City One Tourism and Travel disse que a Expo 2020 Dubai mudou o sentimento econômico de empresas menores.

“No momento até estou contratando para quatro cargos diferentes para fazer nossa pequena parte e estarmos prontos para este megaevento. Os bons tempos estão voltando e cada um de nós fará a sua parte, para reconstruir o sentimento global”, celebrou.

Se os anúncios de emprego nas plataformas online servirem de indicação, várias empresas anunciaram “empregos na Expo” e estão convocando candidatos para vagas como garçons, lojistas, motoristas, chefs e executivos de vendas, entre outros.

Patel disse que há também uma alta demanda por talentos executivos de nível sênior, como gerentes de operações e de projeto, gerente sênior de produção e gerentes de serviços aos hóspedes.

As empresas também estão procurando agentes de atendimento ao cliente, guias turísticos, promotores e recepcionistas, bem como técnicos, ajudantes, limpadores e eletricistas.

Além disso, milhares de novas posições estão abertas à medida que os pavilhões dos países vão sendo concluídos.

“As contratações na Expo 2020 têm aumentado lentamente desde o final do primeiro trimestre, com a maioria da população sendo vacinada e o declínio dos casos da Covid estão aumentando o ímpeto de contratações. Esperamos ainda um grande aumento nas oportunidades de emprego nos próximos meses”, finaliza Patel.