Fundamental para o desenvolvimento da economia cearense, o setor químico conta hoje com 23,8% de participação na indústria do Estado, empregando, até o último mês de março, cerca de 16.470 pessoas.
Dentro do setor, os segmentos de cosméticos e saneantes representam quase 18% dos empregos no estado. As informações são do Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC).
Segundo os dados mais recentes que a instituição dispõe, a indústria química ocupa a segunda colocação no ranking industrial cearense, tendo alcançado uma receita líquida de cerca de R$19.2 bilhões, em 2021.
O cenário desperta expectativas positivas acerca da sétima edição da Expo Ceará Química, promovida pelo Sindicatos das Indústrias Químicas do Estado do Ceará (Sindquímica-CE).
Considerado um dos maiores eventos do setor em todo o Norte e Nordeste, sua realização será de 12 e 13 de setembro de 2024, em Fortaleza.
A iniciativa reunirá empresários, autoridades, representantes de instituições governamentais, financeiras e do setor produtivo em geral, além de acadêmicos da área.
Em sua última edição, a Expo Ceará Química apresentou um surpreendente crescimento de 23%. O público presente saltou de 650 para mais de 800 participantes.
Já para este ano, a expectativa é receber cerca de 1.200 pessoas. Do total de 50 estandes para expositores disponibilizados, mais de 60% já foram comercializados.
Também houve evolução no tamanho do evento, atrações, número de estandes e empresas envolvidas, dos setores de cosméticos, saneantes e segmentos transversais.
Acompanhando essa expansão, em 2024, a iniciativa migrará para uma área maior, de 1.000 m², e ocorrerá no Gran Mareiro Eventos, na Praia do Futuro, em Fortaleza.
O prédio integra o complexo de eventos do Gran Mareiro Hotel, reconhecido pela qualidade e excelência das acomodações, áreas comuns e serviços.
“Assim proporcionaremos um ambiente ideal para a realização de negócios, visibilidade dos expositores, atualização dos conhecimentos e networking qualificado”, finaliza a organização.