A feira peruana Expo Detalles, ocorrida em Lima entre os dias 10 e 12 de agosto, deve gerar US$ 4,6 milhões para empresas brasileiras de componentes para calçados.
O valor está em relatório gerado pela Assintecal, que promoveu a participação por meio do By Brasil Components, Machinery and Chemicals, programa de apoio às exportações do setor mantido em parceria com a ApexBrasil.
Segundo o gestor de Mercado Internacional da Assintecal, Luiz Ribas Júnior, as 19 empresas participantes do projeto venderam, in loco, o equivalente a US$ 740 mil.
“Os negócios ocorreram e as expectativas de vendas que ficaram alinhavadas no evento chamaram muita a atenção”, afirmou.
“Demonstra que o mercado, principalmente o latino-americano, está com uma demanda muito forte por produtos brasileiros, especialmente diante do enfraquecimento da China como player no setor”, completa.
O executivo ressaltou ainda que os fretes da Ásia estão elevados, o que faz com que os compradores da América Latina busquem fornecedores mais próximos geograficamente.
Para ilustrar o crescimento da feira peruana para brasileiros, Ribas Júnior resgata os valores gerados na última participação verde-amarela, ainda antes da pandemia, em 2019.
Naquele ano, segundo ele, foram comercializados, in loco, US$ 270 mil, e as expectativas de negócios alinhavados ficaram em US$ 1,6 milhão.
“Em 2022, o crescimento em negócios foi de 274% em vendas imediatas e de 287% em vendas que ficaram alinhavadas durante o evento”, comemorou o gestor.
Participaram da Expo Detalles as empresas Gradus, Injepol, Gelprene, Free Saltos, Usicon, Miroeva, Monato, Difer, Wiva Bordados, Usitec, Alyni’s, Palagi, Polly Química, Compofran, Sud Leather, Maquetec, Orisol, Formello e TNS.