O Expo Guadalajara alcançou em 2024 seu maior impacto econômico registrado, totalizando 47,533 bilhões de pesos (US$ 2,31 bilhões), um aumento de 30% em relação a 2023.
“O impacto econômico gerado no ano passado foi o mais alto já registrado”, celebrou Luis Isaías Salazar Ramírez, presidente da empresa.
“Esses números reafirmam o Expo Guadalajara como um referencial internacional na indústria de eventos e contribuíram para o desenvolvimento da cidade e do estado de Jalisco”, completou.
Os números foram coletadas pelo Observatório Tecnológico do Centro Universitário de Ciências Econômico-Administrativas (CUCEA) da Universidade de Guadalajara, responsável por obter os dados junto aos comitês organizadores, expositores e visitantes de cada evento.
Em 2024 o centro de exposições sediou 564 eventos, dos quais 79 foram exposições, 30 congressos e 455 eventos corporativos, reunindo um total de 17.020 expositores e 1,8 milhão de visitantes.
“Uma curiosidade é que em dezembro, em um único dia, tivemos cinco exposições acontecendo simultaneamente e, além disso, servimos refeições para 7 mil pessoas ao mesmo tempo”, disse.
O presidente do Expo Guadalajara também ressaltou que 2024 também foi histórico para a instituição em razão da realização de seu primeiro evento próprio, a Feira Industrial Jalisco (FEINJAL).
O evento contou com 278 estandes, 400 marcas, 1.485 reuniões de negócios e 5.824 visitantes, além de gerar um impacto econômico de 222 milhões de pesos.
Com base nos resultados, a previsão é que a feira poderá ocorrer bianualmente. Salazar antecipou que, na edição de 2026, o evento poderá crescer e se tornar uma exposição nacional.
“Estamos considerando a possibilidade de criar a FEIMEX, uma feira da indústria do México, para aproveitar o crescimento do nearshoring e mostrar ao mundo tudo o que é fabricado no nosso país”, disse.
Para 2025, Salazar anunciou que o Expo Guadalajara realizará a Mexico Hospitality Expo powered by Hostelco, seu segundo evento próprio, desta vez voltado ao setor HORECA (Hotéis, Restaurantes e Cafeterias).
A feira, que será em parceria com a Fira de Barcelona, está agendada para 6 a 8 de maio. Saiba mais: https://portalradar.com.br/fira-de-barcelona-e-expo-guadalajara-se-unem-para-realizar-a-hostelco-no-mexico/
Por fim, o presidente da Expo Guadalajara informou que, no ano passado, foram realizados 24 projetos de infraestrutura e manutenção, com um investimento total de 90 milhões de pesos.