O paisagismo passa por uma grande transformação: os projetos precisam ter foco na sustentabilidade e o paisagista, mais respeito pela Natureza. Questões como estas exigem um espaço de reciclagem dos conhecimentos e oferta de novos produtos para o profissional realizar seu trabalho.
Essa necessidade levou a Francal Feiras e a Associação Nacional de Paisagistas (ANP) a criar a Expo Paisagismo Brasil – Feira de Paisagismo, Arquitetura Sustentável e Outdoor Living, que realiza sua edição inaugural de 15 a 18 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Único evento profissional do setor e palco para debates importantes, o evento foi desenvolvido para atender à crescente demanda de paisagistas, arquitetos, decoradores, lojas especializadas e profissionais das áreas de lazer, hotéis e resorts, academias, clubes e parques de diversões por um evento que reúna soluções inovadoras, conteúdo de qualidade, oportunidades de networking e lançamentos.
A feira acontece num momento apropriado para alavancar os negócios do setor. Segundo a ANP, no início deste ano foi possível notar uma melhora na demanda por serviços de paisagismo, depois de dois anos de retração. A entidade atribui a melhora no ambiente de negócios ao aumento de confiança de empresários e investidores no geral, e espera fechar o primeiro semestre com crescimento de 10% em relação a 2016, e de 25% no segundo.
Conhecimento
A Expo Paisagismo Brasil será um grande encontro profissional marcado por conhecimento, inovações técnicas, palestras, oficinas e mostras. Com foco em conteúdo de alta qualidade, a programação do evento inclui o 2º Encontro ANP de Paisagismo, promovido pela ANP, em que palestrantes nacionais e internacionais vão aprofundar o tema desta edição, “O Paisagismo do Futuro”.
O tema está em linha com o paisagismo sustentável e resiliente, e a consequente mudança na estética da paisagem. Palestrantes estrangeiros e nacionais de grande importância vão trocar ideias sobre o futuro das paisagens urbanas, a responsabilidade dos paisagistas e as experiências de outros países que podem ser aplicadas no Brasil.
Outras atividades da Expo Paisagismo Brasil são as Oficinas Técnicas de Paisagismo e Jardinagem, ministradas por expositores e convidados num auditório aberto; Mostra de Paisagismo, com exposição de trabalhos criativos e inovadores de paisagistas convidados pela ANP; e a 5ª edição do Concurso Nacional de Paisagismo Urbano.
Todo esse conteúdo é apoiado por uma área de exposição em que os visitantes podem conferir os lançamentos em plantas e ornamentos, ferramentas, sistemas, lazer e decoração.
Aquariofilia
Prática de criar peixes, plantas e outros organismos aquáticos em aquários com fim ornamental, a Aquariofilia vem crescendo em projetos de paisagismo. A Expo Paisagismo Brasil apresenta esta novidade com o apoio da ABLA – Associação Brasileira de Lojas de Aquariofilia, que vai ministrar aulas sobre o tema em seu estande no evento.
O Brasil é hoje um celeiro internacional de espécies com interesse de ornamentação e de aquariofilia, em função de sua continentalidade e dos diversos ecossistemas existentes. Os principais polos de aquicultura ornamental na região de Minas Gerais (Muriaé e municípios próximos), São Paulo (aquicultores urbanos), Rio de Janeiro e a grande piscicultura localizada no Estado do Ceará.
A ABLA projeta uma população de peixes ornamentais no Brasil na ordem de 18 milhões de unidades, ocupando o quarto lugar no ranking de animais de estimação. De acordo com a associação, o Brasil apresenta o 3º maior faturamento do mundo do setor e é o 2º maior país em população de animais de estimação, considerando os cães, gatos, aves canoras e peixes ornamentais.
Paralelamente à Expo Paisagismo Brasil, acontece a Expolazer – Feira Internacional de Piscinas, Spas, Decoração e Wellness, principal evento profissional do setor de piscinas e lazer outdoor do País.