Marcada para acontecer de 13 a 14 de outubro no São Paulo Expo, a Expo Retomada – evento modelo que mostrará protocolos de segurança e inovações para o setor – apresentou ontem (12/08) como será a planta e configuração de sua etapa presencial.
Simbolicamente a organização do evento escolheu como desenho de sua planta o formato da bandeira do Brasil, um conceito novo que foge completamente daquilo que é normalmente utilizado nas feiras de negócios – e que da uma ampla margem para a inclusão de todos os protocolos necessários para um evento seguro.
A planta foi co-criada com a ABRACE, entidade que abriga as empresas de cenografia e montagem de estandes, e uma equipe formada por renomados profissionais voluntários especializados em feiras e congressos foi formada para organizar o espaço de estandes e arena para debates e palestras.
“Nossa primeira inspiração foi pensar no todo, no coletivo, em o que poderíamos trazer de significado para levantar esta bandeira de estarmos juntos. Nos estandes, fugimos completamente da possibilidade de trazer uma montagem que precisasse colocar na berlinda uma diferenciação de um estande maior que o outro. O momento não é de divulgação, de se vender. O momento é de estarmos juntos. Vamos mostrar que estamos prontos e que podemos fazer. Somos profissionais, competentes e fortes e vamos fazer este evento acontecer”, comenta Leila Bueno, da Bueno Cenografia e ABRACE.
A expectativa dos organizadores é realizar o evento com cerca de 80 expositores e arena para palestras montada com a necessária distância entre os participantes, sala de imprensa e estúdio de gravação. O ponto central será o palco da Expo Retomada, com o restante do evento girando em seu entorno.
A Expo Retomada será erguida no pavilhão 1 do São Paulo Expo, em um espaço de mais de 20 mil m². “Fizemos a ocupação deste espaço de uma maneira que contemplássemos todos os protocolos. Tínhamos isso como nossa lição de casa na hora de elaborar o projeto. Se estávamos acostumados a termos corredores de 3 metros por conta das normas técnicas definidas, achamos por bem ampliar isso. Além disso teremos fluxo unidirecional e, na área dos painéis, todos os 300 assentos contarão com uma distância de 1,5m entre si”, explica Paulo Octavio Pereira de Almeida, sócio da Live Marketing Consultoria e idealizador do evento junto com Fernando Lummertz.
Para controlar o fluxo dentro do pavilhão, só será permitida a entrada de 500 pessoas por vez. Entre o público visitante, são esperados representantes de empresas e entidades ligadas a eventos e Turismo e profissionais e autoridades dos setores. De acordo com Lummertz, o aplicativo de credenciamento do evento irá liberar os visitantes de 500 em 500 das 14h às 17h e das 17h às 20hs, tanto no primeiro como no segundo dia de evento.
Os estandes, que já serão entregues prontos, serão ocupados por centros de exposições, promotores, prestadores de serviços e parceiros. Com cerca de 200 empresas já interessadas em participar, será realizada uma curadoria para definir quais serão os ocupantes das 80 “vagas”. Como o evento é sem fins lucrativos, para expor será cobrada apenas uma taxa simbólica que será depositada na conta da ABRACE. A receita obtida com a cota dos estandes será utilizada na cobertura de parte dos custos do grupo da Abrace e também será utilizada como doação de cestas básicas para profissionais autônomos que atuam no segmento e que estão atravessando uma crítica situação de sobrevivência com a pandemia.