Expo Riva Schuh 2025: possibilidade de US$ 21 milhões em negócios para indústria calçadista do Brasil

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Os primeiros passos de 2025 para as negociações internacionais da indústria calçadista brasileira trazem boas perspectivas para o setor.

A edição de inverno da feira italiana Expo Riva Schuh, que ocorreu entre os dias 11 e 14 de janeiro, em Riva del Garda, na Itália, trouxe essa sinalização às 40 marcas brasileiras presentes no evento.

A mostra terminou com a comercialização de 375 mil pares, que geraram mais de US$ 5,4 milhões. Somando as expectativas em negócios que ficaram alinhavados na feira, o número salta para 1,6 milhão de pares e US$ 21,3 milhões.

Os resultados apresentados na 102ª edição do evento são superiores aos registrados na edição de janeiro do ano passado.

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A participação do Brasil foi promovida pelo Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

“Nesta edição apresentaram, mais uma vez, mudanças que deverão impactar nos resultados do evento a curto, médio e longo prazos”, afirma a gerente de Relacionamento e Negócios da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli.

“As empresas brasileiras, em sua maioria, já estão há mais de uma, duas décadas nesse evento e colhem os frutos da participação consistente, que evidencia o comprometimento da indústria calçadista brasileira com o mercado internacional”, completa.

Segundo a gerente geral da Expo Riva Schuh, GianPaola Pedretti, a 102ª edição da feira teve uma visitação semelhante à registrada em janeiro de 2024.

Os números preliminares apontam para a presença de cerca de 9 mil pessoas de 100 países durante os quatro dias. O evento conta com 1,1 mil expositores de 36 países e tem o Brasil como uma das principais delegações internacionais.

“Estamos felizes com os resultados da feira porque estamos em um momento complexo de mercado e fizemos um evento com um grande número de expositores e visitantes”, disse Pedretti.

“Tradicionalmente, a visitação dessa feira é 80% de europeus, o que para os brasileiros é uma grande oportunidade para entrarem ou confirmarem os clientes nos mercados da Europa”, completou.

“Depois de nossa visita ao Brasil no ano passado, fizemos um esforço para aumentar o número de compradores do Oriente Médio e do norte da África, visto que esses são mercados importantes para a indústria calçadista brasileira”, conclui.

Nesta edição, participaram da feira italiana com o apoio do Brazilian Footwear as marcas:

– Actvitta, Ala, Andacco, Arezzo, Awana Group, AXG Export, Azaleia, Beira Rio, Bibi, Boaonda, BR Sport, Capelli Rossi, Cartago, Comfortflex, Copacabana, Democrata, Grendha;

– GVD International, Jorge Bischoff, Klin, Levecomfort, Leveterapia, Loucos & Santos, Madeira Brasil, Modare Ultraconforto, Moleca, Molekinha, Molekinho, Pampili, Petite Jolie;

– Piccadilly, Polo Go, Ramarim, Schutz, Stéphanie Classic, Valentina, Vizzano, Werner, Zatz e Zaxy.