A economia hoje se concentra em recursos que movem a indústria como é o caso do petróleo, mas no começo do século XIX, o ouro branco do País era a borracha.
Começava aí uma nova fase para o Brasil, o tão esperado desenvolvimento industrial.
Atualmente, o Brasil não está nos melhores dias no mercado da Borracha, mas ainda assim, segundo dados da ABIARB, entidade que representa as indústrias brasileiras de artefatos de borracha, aponta que em 2012 o setor faturou mais de US$ 2,7 bilhões, sendo quase 20% desse total voltado à exportação.
“Trata-se de um setor de extrema importância na economia nacional e presente na vida de todos nós. As pessoas não se dão conta, mas há artigos de borracha ao nosso redor o tempo todo: nos automóveis, móveis, eletrônicos, equipamentos de saúde, artigos para festa, a gama é imensa”, diz a gerente de Negócios da Francal Feiras, Lúcia Cristina de Buone.
A Francal Feiras, é a responsável por um dos maiores encontros do setor da América do Sul, a EXPOBOR.
Voltada a profissionais e empresários das indústrias automotivas, de artefatos, calçados, eletrodomésticos, pneumática, petrolífera, siderúrgica, de máquinas e componentes, entre outros, o evento reúne empresas das áreas de equipamentos, máquinas, insumos químicos, produtos e serviços voltados à indústria de artefatos de borracha.
“A EXPOBOR é primordial para o setor, pois, é o momento em que toda a cadeia se reúne, desde produtores de látex natural até fabricantes de artefatos e seus fornecedores de equipamentos, insumos, tecnologia. É uma feira de nível técnico elevadíssimo, com forte presença de empresas internacionais, tanto como expositores como visitantes”, afirma Lúcia Cristina.
No Brasil, 70% de toda borracha fabricada é destinada para a produção de pneus. A outra parte serve de insumo para a fabricação de calçados, instrumentos cirúrgicos e até preservativos.
A Amazonas, líder na fabricação de compostos de borracha e TR (termoplástica) será uma das expositoras.
“A empresa apresentará um mix de compostos: NR, SBR, NBR, EPDM, BR e CR no formato de mantas e rolos”, antecipa o diretor da divisão de borracha do Grupo Amazonas, Airton Lemos.
É importante destacar que paralelamente à Expobor, acontece a Pneushow-Recaufair 2014 – 11ª Feira Internacional da Indústria de Pneus, maior evento de negócios do continente a integrar a cadeia completa de produção de pneus – matéria-prima, reforma, manutenção, equipamentos e reciclagem.
E por falar em reciclagem, a preocupação com o meio ambiente é constante no setor.
Muitas das inovações apresentadas na feira vão neste sentido, principalmente no caso das empresas que trabalham com a borracha sintética, oriunda do petróleo.
“Ao mesmo tempo, o segmento de látex trabalha incansavelmente no sentido de desenvolver a heveicultura no País, o que favorece o meio ambiente, e ainda gera emprego e renda para muitas famílias em regiões distantes dos centros industriais”, completa Lúcia Cristina de Buone.
Serviço:
De 23 a 25 de abril de 2014
Local: Expo Center Norte – SP
Fonte: Matéria originalmente publicada na 19ª edição da Radar Magazine, publicação do Grupo Radar de Comunicação ao qual pertence também o Portal Radar.