Nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, cerca mil catadores e catadoras de materiais recicláveis de 26 estados brasileiros e do exterior estarão reunidos na Expocatadores 2022.
Este é um dos principais eventos realizados na temática de coleta seletiva solidária, que engloba a prestação de serviços dos catadores de materiais recicláveis dentro da economia circular, a recuperação das embalagens e educação ambiental.
A Expocatadores 2022 integra painéis de debates, feira de negócios, apresentação de cases, workshops, entrega de prêmios, desfile de moda reciclável e rodada de negócios sustentáveis.
A iniciativa é da Ancat – Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, MNCR – Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis e Unicatadores.
“Serão apresentadas as principais soluções de inovação na área de compliance, ESG e circularidade”, afirma o presidente da Ancat, Roberto Rocha.
“Além das tecnologias voltadas para promoção da reciclagem, como uma solução técnica econômica e social para a destinação final de resíduos sólidos urbanos nos municípios”, completa.
Dentre os participantes da 9ª edição da Expocatadores estão:
– Representantes do cooperativismo solidário e de catadores autônomos, do setor privado, governos, parlamentares, entidades da sociedade civil, universidades;
– Centros de pesquisas e tecnologias, agentes da educação ambiental e de mobilização social e formadores de opinião, entre outros.
Um dos destaques do evento será o lançamento do Atlas Brasileiro da Reciclagem – uma plataforma que reunirá um banco de dados sobre o cenário e resultados da cadeia de reciclagem em todo o Brasil.
Os dados foram obtidos a partir de informações das organizações de catadores de materiais recicláveis espalhadas pelo país e pelos outros atores deste setor, formais e informais.
A Expocatadores 2022 será marcada também pelas seguintes atrações:
– Premiação do selo “amigo dos catadores”;
– Encontro internacional das mulheres catadoras com o tema: “Protagonismo das mulheres catadoras na gestão de resíduos e na construção de uma nova sociedade”;
– Workshop internacional “Fortalecimento da integração Latino-Americana para incidência global no desenvolvimento da reciclagem inclusiva”, com a participação da Women in Informal Employment: Globalizing and Organizing (Wiego).
“O encontro pretende, ainda, reafirmar a importância do catador de resíduos sólidos urbanos como profissional protagonista na cadeia de reciclagem”, diz Rocha.
“Vamos promover a imagem das organizações de catadores como unidades coletivas de negócios e portadoras de capacidade técnica para atuar nas diferentes etapas do processo da reciclagem”, completa.
O evento terá transmissão ao vivo pelos canais do Youtube da Ancat e do MNCR, e as inscrições devem ser feitas pelo site do evento.
Serviço:
Data: 12 a 14 de dezembro de 2022
Horário: A partir das 9h
Local: Galpão Armazém do Campo
Endereço: Rua Alameda Eduardo Prado, 460, Campos Elísios, São Paulo (SP)