A Expofruit 2023 – Feira Internacional de Fruticultura Tropical Irrigada acontecerá de 23 a 25 de agosto e tem já a sua programação científica definida.
Serão várias atividades voltadas para a cadeia produtiva da fruticultura, que ocorrerão no Auditório Amâncio Ramalho, na Ufersa – Universidade Federal do Semiárido, em Mossoró/RN.
A feira, que está completando 30 anos, terá como tema “A riqueza das nossas frutas conquistando o mundo”. O primeiro dia de evento apresentará uma novidade.
Será o Painel Empresarial, um espaço para que expositores e patrocinadores apresentem seus produtos e serviços.
Os interessados em participar devem procurar o Coex/RN – Comitê da Fruticultura do Rio Grande do Norte e se informar em como se inscrever pelo contato: (84 )3312-6939.
O dia também contará com a realização da Reunião do Comitê Permanente da Cajucultura organizada pelo Sebrae/RN.
A manhã do dia 24 de agosto será dedicada ao Fórum da Fruticultura – Inovação e Perspectiva, que acontecerá das 08h às 12h, e contará com temas como:
– Mecanização e Automação na Fruticultura, palestra que será conduzida pela Embrapa;
– Comercialização de Hortaliças e Frutas, apresentada pelo Polo Sebrae Agro, de Goiás;
– Panorama e Perspectivas na Fruticultura de Exportação, apontada pela Abrafrutas – Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados.
No período da tarde do segundo dia de evento o caju será o protagonista dos debates com o Seminário da Cajucultura – Estratégias e Oportunidades acontecendo das 14 às 18h.
O momento terá palestras e uma mesa-redonda que abordarão novidades para o aproveitamento do caju e um cenário de como está o mercado da fruta no Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí, o ICB – Instituto Caju Brasil participará desse momento.
No último dia de Expofruit, 25 de agosto, as atenções se voltam para o Seminário Fruticultura: Oportunidades para o Semiárido que trará palestras com pesquisadores da área da agronomia da Ufersa, da Empaer – Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária e da Embrapa Agroindústria Tropical, sediada no Ceará.
As culturas abordadas serão: pitaya, umbu, umbu-cajazeira (cajarana) e caju.
As palestras ocorrerão das 8h às 12h e à tarde será realizada uma visita técnica ao campo nas fazendas da Ufersa e Fazenda Experimental Rafael Fernandes.
Todos os eventos têm vagas limitadas e as inscrições podem ser feitas no link: https://digital.rn.sebrae.com.br/loja
CURSO DE CERTIFICAÇÃO DE HABILITAÇÃO FITOSSANITÁRIA DE ORIGEM – CFO
Em todas as edições da Expofruit é realizado o Curso de Habilitação de Responsáveis Técnicos para Certificação Fitossanitária de Origem e Certificação Fitossanitária de Origem Consolidada – CFO/CFOC, sendo uma das atividades mais concorridas da Expofruit.
A qualificação tem como público-alvo os engenheiros agrônomos e acontece de 22 a 25 de agosto, das 8h às 17h, também na Ufersa.
As inscrições para o curso estão abertas até 19 de agosto e podem ser feitas no site www.idiarn.rn.gov.br. As vagas são limitadas e o investimento é de R$ 150.
CRESCIMENTO E SUCESSO
A programação noturna da Expofruit acontece nos três dias de evento na Estação das Artes Eliseu Ventania e recebe um público estimado de 30 mil pessoas.
A estrutura esse ano terá um incremento no número de estandes e já está com 95% dos espaços vendidos, conforme explica o diretor comercial da feira, João Manoel da Silveira Neto.
“Teremos 420 estandes com expositores de nacionais e internacionais entre entes públicos, patrocinadores e empresas dos mais variados setores ligados à cadeia produtiva da fruticultura”, aponta.
“O sucesso desta Expofruit já está garantido. Vamos completar 30 anos sendo a maior feira da fruticultura tropical irrigada do país e da América Latina”, finaliza.
SERVIÇO:
Data: 23 a 25 de agosto de 2023
Local: Estação das Artes – Mossoró/RN
Site: www.expofruit.com.br