Consolidada como a maior feira do seu segmento na América Latina já na segunda edição, a EXPOMAFE 2019 – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial foi encerrada no último sábado, 11 de maio, e atingiu a meta de atrair 55 mil visitantes profissionais.
A feira aconteceu num momento oportuno e atendeu a necessidade de a indústria nacional continuar modernizando seu parque depois de anos de represamento dos investimentos. Os primeiros movimentos neste sentido já puderam ser sentidos no início deste ano: de acordo com a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), a receita líquida da indústria de máquinas e equipamentos cresceu 6% no primeiro trimestre, na comparação com mesmo período de 2018.
“Para reaquecer a economia precisa haver investimento. Nosso parque está desatualizado e na EXPOMAFE os industriais encontraram o que há de mais moderno em tecnologia e inovação”, avalia João Marchesan, presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ. “A feira deu aos empresários uma visão de tudo de que eles precisam para reduzir custos, ganhar produtividade e competitividade num cenário de reaquecimento da economia”.
Durante cinco dias (de 7 a 11 de maio), 750 marcas nacionais e internacionais apresentaram suas inovações em automação industrial, robótica, manufatura aditiva, prototipagem e impressoras 3D, equipamentos hidráulicos e pneumáticos, máquinas e equipamentos para o setor metalmecânico, máquinas-ferramenta, soldagem e corte, e muito mais.
Entre tantas inovações, José Velloso, presidente-executivo da ABIMAQ, destaca o alto grau tecnológico dos produtos e soluções apresentados pelas empresas expositoras. “A cada quadra da EXPOMAFE o visitante encontrou algum tipo de inovação. Tudo que se vê nas grandes feiras internacionais do setor pôde ser visto aqui também. A EXPOMAFE é hoje uma referência em tecnologia industrial na América Latina”, reforça.
O dirigente chama atenção especial para a Indústria 4.0, que se fez presente não só nos estandes dos expositores, mas também na quarta edição do Demonstrador de Tecnologias da Indústria 4.0.
Realizado pela ABIMAQ e IPDMAQ (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Máquinas e Equipamentos), com parceria de diversas empresas e patrocínio do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), empresas e instituições de ensino, neste ano o Demonstrador trouxe como diferencial um conjunto de clusters com soluções tecnológicas que demonstraram, na prática, as possibilidades para pequenas, médias e grandes empresas avançarem na indústria 4.0.
“Tanto o Demonstrador quanto os expositores mostraram aos visitantes que a Indústria 4.0 não precisa ser implantada toda de uma vez. A feira ofereceu soluções para pequenas empresas que querem dar os primeiros passos nesta direção e mesmo àquelas maiores que desejam migrar por etapas para a indústria digital”, ilustra Velloso.
Mercado internacional
Para estreitar as relações entre a indústria brasileira e os fornecedores internacionais de tecnologia, a EXPOMAFE 2019 contou com a presença de 40 empresas expositoras de nove países: Alemanha, China, Coreia, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão e República Tcheca.
As empresas norte-americanas apresentaram suas soluções em tecnologias de usinagem em um pavilhão exclusivo promovido pela AMT Brasil, braço brasileiro da AMT USA (The Association for Manufacturing Technology). As associadas da AMT que participaram do US Pavilion tomaram a decisão de vender, suportar e servir produtos de alta qualidade para o mercado nacional, visando estabelecer presença definitiva por aqui. Para diretor Comercial de uma destas empresas, a Ata Tools, Fernando Tamez, a participação valeu a penas já nos dois primeiros dias, com o fechamento de importantes negócios. Além dela, participaram do espaço Rego-Fix, a Transor Fillter, a ACME e a Vektek.
A Alemanha também manteve um pavilhão próprio, promovido pela German Machine Tool Builders’ Association (VDW), que reuniu 12 expositores, enquanto a China veio para a EXPOMAFE 2019 com dois pavilhões: um organizado pela Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional (CCPIT), voltado para fornecedores de máquinas, e outro pela Chinese Mechanical Engineering Society (CMES), com fornecedores de soluções para solda.
Projeto Comprador
Foram oito compradores, distribuidores e representantes estrangeiros de máquinas-ferramenta, automação industrial e afins, que participaram da 2ª. Rodada Internacional de Negócios, realizada durante EXPOMAFE 2019. As reuniões entre os compradores internacionais, e as 25 fabricantes brasileiras do setor, nos dias 8 e 9, resultaram em US$ 6.577 milhões, em negócios fechados e futuros para os doze meses seguintes. Esse valor representa crescimento de 8% em relação à primeira edição da Rodada Internacional da Negócios, acontecida na EXPOMAFE 2017.
Para esta edição, vieram compradores do Chile, Colômbia, México, Peru, Quênia e Turquia. Esta ação de promoção comercial, que tem como objetivo principal potencializar o contato e as negociações entre fabricantes brasileiros do setor com importadores dos mais diversos países, é organizada pelo Programa Brazil Machinery Solutions, resultado da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ).
“Foram realizadas 103 reuniões, pré-agendadas entre as empresas e os importadores”, contabiliza a diretora executiva de Mercado Externo da ABIMAQ e gerente do Programa BMS, Patrícia Gomes. “Mais uma vez cumprimos com o nosso objetivo de propiciar oportunidade para que compradores estrangeiros tenham contato direto com nossos fabricantes de máquinas-ferramenta, automação industrial e afins e de poder ampliar as exportações brasileiras desse grupo de produtos”, diz ela.
Projeto Imagem
Durante a EXPOMAFE 2019, o Programa BMS também realizou o Projeto Imagem, que promove e divulga a indústria brasileira de máquinas e equipamentos ao mercado internacional por meio de visitas de jornalistas, formadores de opinião e especialistas ao Brasil para conhecer o setor. Nesta edição, recebeu profissionais do grupo de comunicação Vanguardia Industrial, do México, e da Metalworking, da África do Sul.
A ação é viabilizada pela Apex-Brasil, em parceria com a ABIMAQ. As visitas são planejadas em conjunto com os organizadores da feira e levam em conta os interesses e destaque dos produtos brasileiros do setor nos diversos mercados dos países convidados.
Conteúdo
Junto às novidades apresentadas pelas empresas expositoras para continuar provendo a indústria de maior produtividade e competitividade, a inovação esteve presente nas mais de 120 horas da programação técnica do Parque de Ideias, Roadshow VDI: Aplicação de diretrizes oficiais alemãs à indústria 4.0 no Brasil, e o Espaço Tecnologia em Evolução, que reuniu três atrações: o Demonstrador de Tecnologias da Indústria 4.0, o RoboCoaster e uma exposição da aplicação de máquinas-ferramenta na construção dos motores de réplicas dos aviões 14-bis e Demoiselle.