Com o objetivo de ampliar as exportações brasileiras de revestimentos cerâmicos, o Exporta Mais Brasil colocou 33 compradores internacionais de mais de 20 países como EUA, México e África do Sul frente a frente com 36 empresas nacionais do setor.
Os resultados da rodada, que ocorreu de 19 a 24 de abril, dentro da Expo Revestir – a maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina – refletem o grande sucesso da iniciativa. Ao longo de quatro dias foram realizadas 703 reuniões de negócios.
A estimativa do primeiro Exporta Mais do ano, ancorado na Expo Revestir, é que sejam gerados negócios em torno de pouco mais de R$ 82 milhões (US$ 16,325 milhões) para a indústria nacional nos próximos 12 meses.
A ação foi realizada pela ApexBrasil com a Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres) e faz parte do calendário de iniciativas do projeto setorial Ceramics of Brazil, fruto da mesma parceria.
A indústria brasileira de revestimentos cerâmicos é uma grande protagonista no mercado mundial, ocupando a terceira posição em produção e consumo.
É também a sexta maior exportadora do mundo, com vendas para mais de 110 países, em todos os continentes.
No último ano o Brasil produziu 792,9 milhões de metros quadrados e obteve receita de US$ 392 milhões com exportações, tendo os EUA como principal destino.