Exposec 2019 lançou um olhar para o futuro do setor de segurança

Anúncio ABIMAD39

O volume de negócios fechados ou encaminhados superaram as expectativas dos participantes da 22ª Exposec – Feira Internacional de Segurança, maior evento do setor na América Latina. Para Rimantas Sipas, diretor Comercial da Cipa Fiera Milano, organizadora e promotora da feira, os resultados comprovam o bom momento em que passa o setor de segurança no país. Este ano, a feira reuniu cerca de 800 marcas expositoras e 45 mil visitantes entre empresas e profissionais de Segurança.

“As inovações em produtos apresentados pelas empresas, incluindo a Arena ABESE Conecte-se, com a participação de gestores de segurança, IoT e startups, foi a grande novidade nesta edição da Exposec. Isto mostra que o setor está crescendo com investimentos em novas tecnologias para atender o mercado, com soluções mais eficientes”, afirma Sipas.

Na avaliação da presidente da ABESE (Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança), Selma Migliori, a 22ª edição da Exposec foi um marco para o setor de segurança eletrônica no Brasil. “O evento consolidou a conexão entre segurança e novas tecnologias, como IoT. Nós conseguimos apresentar soluções de segurança que estão de acordo com novas possibilidades de negócios e que acompanharam todas as transformações do nosso mercado. Essa constante atualização nos orgulha e, certamente, nos motiva para grandes novidades previstas para 2020”, afirmou.

Com um faturamento de R$ 6,52 bilhões no país em 2018, alta de 8% em relação a 2017, o setor espera crescer 10% este ano, alavancado por novas tecnologias que facilitam a instalação e o uso de soluções de segurança. Os dados são da Pesquisa Nacional sobre Segurança Eletrônica, realizada pela SMG com exclusividade para a ABESE com indústrias, distribuidores e prestadores de serviço de todo o país, que também indicou que entre as soluções mais procuradas estão: videomonitoramento e sistemas de alarme com e sem fio. Atualmente, o Brasil possui mais de 26 mil empresas de segurança eletrônica. 

Anúncio

Ainda de acordo recente levantamento da ABESE, em um universo total de 22 mil empresas do setor (incluindo indústria, distribuidores e prestadores de serviços) 8% são fabricantes, sendo que 31% produzem câmeras. Nos últimos 12 meses foram vendidas por essas empresas cerca de 600 mil câmeras/ano ou 50 mil câmeras por mês no Brasil.

Arena ABESE Conecte-se

Novidade na Exposec este ano, a Arena ABESE Conecte-se reuniu a expertise das Universidades com o empreendedorismo das startups, na Ilha de Engajadores IoT.  Foram apresentados projetos desenvolvidos por pesquisadores que deverão chegar, em breve, no mercado com soluções baseadas na Internet das Coisas para aplicações diversas – em educação, sustentabilidade, segurança e analíticos, entre outras.

Outro destaque na Arena foi o Fórum Brasileiro de IoT, formado por empresas, especialistas e interessados no tema, que têm como objetivo  construir uma Agenda Estratégica de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, associada a um Programa de Trabalho para fomentar a consolidação do ecossistema de IoT no Brasil, a formação de profissionais e a disseminação de informações qualificadas para que o País se torne um agente global no setor.

Já a Ilha de Startups contou com empresas escolhidas através de uma seletiva feita pelo Comitê de Startups da ABESE que foi pensado para aproximar o setor tradicional de segurança aos novos empreendedores, acelerando a validação, desenvolvimento e expansão de novos negócios para todo o setor. As nove startups selecionadas apresentaram produtos e modelos de negócio inovadores e funcionais para o mercado de segurança nacional ou global. Dentre as novidades estão soluções baseadas em Internet das Coisas, Drones, entre outras.

II Congresso de Segurança em Hospitalidade            

O congresso ESS de Segurança e Hospitalidade levou para os visitantes da Exposec informações sobre a importância de se desenvolver uma política de segurança integrada com todos os segmentos em hospitais, shopping centers e hotéis. Esses projetos devem seguir os objetivos e necessidades das instituições, o que, segundo os especialistas presentes no Congresso, garante maior eficiência dos investimentos e gastos menores. Controle de acesso em hospitais, com facilitadores como os totens, foram apontados como fundamentais.

I Seminário ESS Condomínio Integrado – Muito além do 4.0 integrando pessoas e tecnologias

Realizado pela ESS – Escola Superior de Segurança, o I Seminário ESS Condomínio Integrado debateu temas como plano diretor e planejamento estratégico moderno para condomínios; inteligência artificial aplicada a segurança condominial; novas tecnologias de internet das coisas (IoT); e o impacto da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) na segurança.