Realizada na última semana, a 23ª Exposec foi uma edição histórica e um marco para o setor de segurança eletrônica no Brasil de acordo com seus organizadores.
A feira reafirmou sua importância para toda a cadeia produtiva de segurança no País pelos lançamentos e soluções inéditas apresentadas nos três dias de evento.
De acordo com Maurício Macedo, CEO da Fiera Milano Brasil, organizadora da feira em parceria com a ABESE – Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança, o evento reuniu 800 marcas expositoras e mais de 48.800 mil visitantes.
“Conseguimos, graças à parceria com a ABESE e as empresas do setor, realizar a maior Exposec de todos os tempos”, aponta Macedo.
“A feira mostrou ser um importante indutor de desenvolvimento econômico, com negócios gerados nos corredores e estandes, além de muitos contatos que são feitos nos dias de exposição e que irão movimentar as vendas nos próximos meses”, completa.
Para a presidente da ABESE, Selma Migliori, o grande número de expositores e visitantes na feira mostra a força do setor no País.
“A participação do mercado nesta edição da Exposec é a prova viva da força da retomada dos projetos de segurança no Brasil e na América Latina, e da resiliência das nossas empresas e profissionais”, analisa.
“Encerramos o evento com a certeza de que o setor está no caminho certo para se consolidar como um dos pilares da economia brasileira”, completa.
O destaque na abertura da Exposec 2022 foi a assinatura do memorando de entendimento entre a ABESE com o Centro da Inovação da Universidade de São Paulo – Inova/USP.
O acordo visa incentivar a Pesquisa e Desenvolvimento na área de segurança eletrônica.
Já o volume de negócios fechados ou encaminhados superaram as expectativas dos participantes desta edição.
As inovações em produtos apresentados pelas empresas, incluindo a Arena ABESE Conecte-se com a participação de gestores de segurança, IoT e Startups, também foram uma das principais atrações da feira.
Segundo a associação, um forte indicador de crescimento do setor com investimentos em novas tecnologias para atender o mercado com soluções mais eficientes.
O espaço ofereceu, entre as suas atrações, um auditório para palestras com especialistas do setor, bem como de estandes dedicados a novidades de mercado, como a Ilha de Startups e a Ilha de Inovação.
A Ilha das Startups reuniu cinco empresas – Omnicog, Noleak Defence, Intralab IO, Palqee e Lanup, escolhidas em uma chamada feita pela ABESE, e apostaram na visibilidade da feira para conseguir clientes e, quem sabe, investidores.
Já a Ilha de Inovação conseguiu atingir sua meta de aproximar a pesquisa e o desenvolvimento das empresas do setor de segurança eletrônica.
Participaram do espaço o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), o Instituto de Tecnologias Exponenciais (ITEX), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, o Inova USP, o Núcleo de Estudos e Pesquisas do Norte e Nordeste (NEPEN), e a Agência de Desenvolvimento do ABC.