Exposição “Locus – Pinturas de Adriana Maciel”, chega em temporada ao Centro Dragão do Mar

Anúncio

 

O Museu da Cultura Cearense apresenta a partir do dia 14 de fevereiro a Exposição “Locus – Pinturas de Adriana Maciel”, contemplada pelo Prêmio Funarte Conexão Circulação Artes Visuais – Galerias Funarte de Artes Visuais São Paulo / Ceará – Museu da Cultura Cearense, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A mostra “Locus – Pinturas de Adriana Maciel” é uma síntese do trabalho de Adriana nos últimos anos de sua carreira. Cerca de 25 obras – entre telas, objetos pictóricos e instalações – irão compor a exposição que permanece em visitação até o 7 de abril.

A exposição, que já passou pela Galeria Funarte de Artes Visuais, em São Paulo, propõe um jogo lúdico com a percepção do espectador. A mostra é dividida em 13 telas da série Com-partimentos, 10 objetos pictóricos das séries Núcleos e Rotor, e mais duas instalações: Trajetória e Órbitas.

Pela primeira vez expondo em Fortaleza, Adriana afirma que apesar da diversidade de vertentes reunidas, “Locus – Pinturas de Adriana Maciel” pode ser interpretada como uma única instalação, pois reúne elementos que conferem unidade aos trabalhos. Propondo um jogo lúdico com a percepção do espectador, a mostra explora relações entre conceitos que a princípio se opõem. Uma mesma figura pode se apresentar condensada ou ampliada, sugerindo compressão ou dilatação.

Anúncio

A mostra estabelece alguns conceitos como ausência e presença, esgarçamento e permanência, dentro e fora, realidade e ficção, excesso e nada, superfície e profundidade, coesão e desdobramento. O conjunto das obras traz uma leitura poética de representações de lugares e pequenas construções, como: vãos, frestas, aberturas, que dialogam com o espaço expositivo, numa abordagem entre a realidade e a imaginação. “Locus – Pinturas de Adriana Maciel” é realizada pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), Ministério da Cidadania e  Governo Federal.

Oficina

A exposição também terá espaço para formação com a Oficina “Pintura como Experiência do Olhar”, ministrada por Adriana Maciel nos dias 15,16 e 17 de fevereiro. O momento terá dois objetivos: a experiência técnica e o estímulo em olhar sobre detalhes que se encontram ao redor, como base ao pensamento construtivo do espaço da representação.

A oficina também visa desenvolver a experimentação do processo técnico, considerando a vivência individualizada, e abordando temas que ampliem o conhecimento desta mídia e a sua relação com o processo atual da arte. Com isso, a ideia é desenvolver a experiência do olhar contrapondo a bidimensionalidade e a tridimensionalidade como forma de pensar a representação do espaço.

A oficina é gratuita e as vagas são limitadas. Para se inscrever, é preciso agendamento prévio: Oficina de pintura dia 15, 16 e 17 de fevereiro das 14h às 17h30.