Atendendo a um pedido dos expositores, a COUROMODA resolveu antecipar a data da edição de 2023 para o período de 16 a 18 de janeiro.
Os organizadores acreditam que no próximo ano, já sem a sombra da pandemia, o próximo evento deve marcar definitivamente a retomada da feira em níveis pré-pandemia.
A edição de 2022, realizada entre 17 e 19 de janeiro no Expo Center Norte, recebeu lojistas de todo o País e centenas de compradores estrangeiros, que fizeram bons negócios junto aos expositores.
Em sua abertura o evento contou com a visita do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, representando o maior polo calçadista do Brasil.
Durante sua visita, ele reforçou a importância do estímulo ao setor, com iniciativas como desburocratização e capacitação de mão obra.
Otimista com a retomada, Leite ainda destacou que algumas indústrias já retomaram os patamares de fabricação pré-pandemia.
“Visitar a Couromoda é uma oportunidade de dar minha contribuição, prestigiando a feira e ouvindo o setor, que é de suma importância para o Rio de Grande do Sul e para o país”, comentou.
O primeiro dia de feira também registrou visitação acima do esperado e otimismo do setor, que prevê crescimento de 7 a 8% em faturamento no varejo.
O segundo dia da 48ª Couromoda colocou em evidencia as iniciativas positivas para retomada dos negócios no setor calçadista.
Participante do evento, o Sebrae São Paulo, serviço de apoio às micro e pequenas empresas, trouxe 42 marcas para rodadas de negócios ao longo dos últimos dois dias de feira, além de 24 expositores.
Em seu estande, uma série de palestras sobre temas como empreendedorismo, competitividade, digital branding, costumer experience, exportação e tendências de moda, entre outros, foram destaque nos dois primeiros dias de evento.
Ao lado do Sebrae, outro grande incentivo aos negócios foram os estandes coletivos, incluindo grupos de três grandes polos calçadistas nacionais, o Moda Rio Grande do Sul, Moda Franca e Três Coroas Shoes.
Pontos de convergência de lojistas e compradores estrangeiros na feira, os estandes coletivos reuniram ao menos 54 expositores de calçados, bolsas e acessórios, além de 10 apoiadores, entre entidades e prefeituras.
Completam as iniciativas pró-varejo a loja conceito Varejo Tech Store, que apresenta diversas soluções tecnológicas para ajudar no desenvolvimento dos varejistas.
O estande foi operado pela empresa de software Data System, e traz soluções de sistemas de gestão, Business Inteligence, e-commerce, aplicativos, entre outros, ao lado de importantes parceiros como Indeva e VTEX.
Crédito da foto: Fredy Uehara