O setor de eventos de Joinville se prepara para um ano de crescimento, impulsionado pela retomada total, consolidada ao longo de 2024.
De acordo com Luciano Coradi, diretor executivo da Expoville, maior centro de convenções e eventos de Joinville, depois de todos os impactos negativos causados pela pandemia da Covid-19, que ainda refletiram em 2022 e 2023, no ano passado o setor de eventos retomou suas atividades de forma plena.
“Em 2024, a Expoville recebeu mais de 150 eventos. Não é um número recorde, já que antes da pandemia chegamos a superar 200 eventos em um único ano. No entanto, crescemos no porte, com eventos maiores do que os realizados anteriormente”, avalia.
“Além disso, expandimos em mercados até então consolidados em outros destinos e conquistamos públicos de novos segmentos”, completa Luciano Coradi.
Nos pavilhões da Expoville, mais de 600 mil pessoas circularam em eventos de diferentes segmentos. Desse total, cerca de 30% foram visitantes de diferentes regiões do Brasil e também do exterior.
Entre os eventos já consagrados na Expoville e que mais uma vez foram sucesso de público, estão a ExpoGestão, um dos maiores eventos empresariais do Brasil. E ainda:
– Interplast, mais importante feira nacional da indústria plástica, que recebeu 32 mil visitantes e gerou mais de R$400 milhões em negócios;
– SuperXP, convenção da cultura pop, cuja edição de 2025 já está confirmada para o mês de junho;
– Festa das Flores de Joinville que além do grande público, recebeu 400 caravanas de turistas de todas as regiões do Brasil e também do exterior.
Já entre os eventos que estrearam na Expoville, em 2024, destaque para os setores de esportes, com o SC Outdoor Expo, feira nacional de esportes, aventura, turismo e negócios.
Além desses, a Expoville também se consolidou como palco para grandes treinamentos de inteligência emocional conduzidos por coaches de renome nacional.
Ainda: os feirões de carros que, até então, concentravam-se nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro e que agora ganham espaço na região Sul, escolhendo Joinville como destino.
INVESTIMENTOS EM 2025
A força demonstrada pelo setor no último ano, pode ser considerada termômetro para 2025. E para atender à crescente demanda, a Expoville se prepara com melhorias em sua infraestrutura.
“Nossa expectativa é de crescimento principalmente na área de eventos corporativos, convenções de vendas e congressos técnico-científicos, segmento que demorou para retornar após a pandemia, mas que agora volta a engrenar”, prevê o diretor executivo.
Um dos atributos decisivos para a captação de eventos é a infraestrutura oferecida pelo equipamento.
Por isso, além das constantes manutenções e serviços de zeladoria realizados em todo o equipamento, uma das principais melhorias anunciadas no início deste ano é a reforma do telhado do Megacentro Wittich Freitag.
Com investimento de R$2,04 milhões, a obra é realizada pela Prefeitura de Joinville. O projeto executivo da reforma foi doado pelo Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB).
“A reforma da cobertura do nosso megacentro de exposições é uma importante conquista para o nosso equipamento e vai garantir aos organizadores de eventos, expositores e aos visitantes mais segurança, conforto e qualidade”, aponta Coradi.
Além da reforma do telhado, a Expoville também investe na manutenção e aperfeiçoamento dos equipamentos de climatização.
Ainda: busca inovar nos sistemas de cobertura de internet melhorando a infraestrutura tecnológica para os espaços de eventos.
Ao mesmo tempo em que prepara a casa para receber grandes eventos, o time da Expoville, em parceria com entidades como o Joinville Convention Bureau e a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), realiza diversas ações de promoção com o objetivo divulgar a cidade como destino de eventos.
Para este ano, já estão confirmadas algumas ações com foco no segmento MICE. No mês de junho, a Expoville participa da Feira EBS, em São Paulo.
Também estará presente no evento da UBRAFE (União Brasileira de Feiras de Eventos e Negócios).
E em parceria com a agência de marketing e engajamento MCI Brasil, vai receber um grupo com cerca de 50 presidentes e lideranças de entidades de classe que irão, durante quatro dias, vivenciar as experiências que Joinville oferece em suas áreas urbana, rural e náutica.
“Será um ano de muito trabalho e desafios. Mas estamos prontos para tornar a Expoville cada vez mais um equipamento de referência na região Sul, e contribuir com o crescimento do setor de eventos de Joinville, projetando a cidade como destino em âmbito nacional”, conclui Luciano Coradi.
Crédito da imagem: Goal Produções