Entre os dias 12 e 16 de julho acontece a Feira Internacional de Aeronáutica e Espaço – F-AIR Colombia 2023, no Aeroporto José María Córdova em Rionegro, Antioquia.
A feira é um dos eventos comerciais e recreativos mais atraentes do país, fortalecendo o turismo e a economia, divulgando os avanços da aviação civil e da defesa.
Para esta edição participarão duas equipes acrobáticas da Força Aérea Colombiana, uma com asa rotativa chamada ‘Arpía’ e outra com asa fixa chamada ‘Águila’.
Da mesma forma, espera-se para breve a confirmação da participação internacional de uma aeronave F-16 do Viper Demo Team e do United States Air Force Parachute Team.
A Feira Aeronáutica, F-AIR Colômbia, tem suas origens no ano 2000, quando a Força Aérea Colombiana realizou um show aéreo no Aeroporto Internacional José María Córdova.
Então, em 2002, foi formalmente o evento foi estabelecido como uma Feira, incorporando uma exposição para negócios, países convidados e aeronaves em exibição.
Em 2019, no âmbito das comemorações dos 100 anos da Força Aérea Colombiana, a F-AIR alcançou cerca de 65.000 visitantes, tendo os Estados Unidos como convidados de honra. Em 2021, em função da pandemia, o evento aconteceu apenas no virtual.
A feira é organizada pela Aeronáutica Civil y la Fuerza Aérea Colombiana e reunirá durante 5 dias provedores e representantes da aviação civil, comercial e militar, para gerar vínculos comerciais que contribuam para o desenvolvimento da indústria.
Segundo o Coronel José Luis Avendaño, subdiretor geral da Aeronáutica Civil e diretor do F-AIR 2023, o evento será a oportunidade para a indústria aeronáutica nacional se fortalecer na região e, com a presença dos representantes mais destacados no setor, mostrar o grande desenvolvimento da indústria aérea na Colômbia.
Nesta edição será possível apreciar a exibição de aeronaves e emocionantes shows aéreos de drones e aeronaves tripuladas.
Além disso, serão apresentados os mais recentes avanços e atualizações do setor aeronáutico, tudo no âmbito de uma agenda acadêmica completa, feira e conferência de negócios.
“A F-AIR se tornou um espaço de contato para o setor aeroespacial e os múltiplos atores, públicos e privados, consolidando-se como um catalisador de alianças estratégicas, negócios e vínculos voltados para a criação, inovação e forjamento de novas capacidades”, aponta o General de Brigada, Carlos Fernando Silva Rueda, segundo comandante da Força Aérea Colombiana.
A exposição comercial, que conta com o apoio logístico e operacional da Corferias, acontecerá em 110.000 metros quadrados, tornando-se o espaço ideal para a troca de experiências.