Com investimentos de R$ 18,2 milhões em quatro feiras nas próximas semanas, a Fagga l GL events Exhibitions tem, em novembro, um dos meses mais movimentados desse ano. Em São Paulo, a empresa organiza e promove a Première Vision – evento internacional referência para a indústria têxtil, que está na sua 2ª edição deste ano (é semestral) e a 10ª no Brasil. O salão recebe 22% (R$ 4 milhões) do total previsto para este mês.
No Rio de Janeiro, a Hair & Beauty e o Mondial de La Bière respondem juntos por mais da metade do total dos recursos previstos para novembro – 27% (R$ 5 milhões) e 22% (R$ 4 milhões), respectivamente. Principal feira do setor de beleza do estado, a 8ª Hair & Beauty tem confirmadas as principais marcas nacionais e estrangeiras.
O Mondial de La Bière, em sua versão brasileira, chega a 2ª edição no Rio de Janeiro 30% maior que no ano anterior e consolidado como o principal evento para degustação de cervejas especiais e referência para o setor cervejeiro no país.
Com a maior participação no portfólio de investimentos de novembro, a Bienal do Livro de Minas recebe R$ 5,2 milhões de investimentos – quase 29% do total. Em relação à edição de 2012, o investimento cresceu 20%, refletindo o sucesso da feira na região e o bom desempenho dos negócios. Entre os expositores desse ano estão os maiores livreiros e editores do país.
“Tradicionalmente, o segundo semestre concentra a maior parte dos eventos realizados no Brasil”, destaca Vânia Tavares, diretora-geral da Fagga l GL events Exhibitions. “Este ano em especial temos um programação intensa nesse período, com grande quantidade de eventos, a maioria internacionais”, completa a executiva, acrescentando que, em 2014, dos 17 eventos programados, apenas três foram realizados no primeiro semestre. “É um grande desafio para a companhia”, afirma. “Os 50 anos de experiência da Fagga no setor asseguram o expertise necessário para a empreitada.”
Vânia ressalta ainda a importância dos eventos para as cidades que os recebem. São feiras de grande porte, voltadas para negócios, que movimentam o setor hoteleiro e a economia da cidade em geral. “As pessoas que vem para uma feira de negócios acabam esticando para um pouco de lazer e turismo”, comenta, ressaltando que mesmo as chamadas “feiras de público”, que são voltadas para o consumidor final, como a Bienal do Livro e o Mondial de La Bière, por exemplo, geram grandes volumes de negócios.
Programação de novembro
O Première Vision São Paulo chega a sua 10ª edição brasileira pelas mãos da Fagga l GL events Exhibitions. O salão principal é realizado semestralmente em Paris e seus eventos internacionais acontecem em Nova Iorque, Xangai, Istambul e São Paulo – que reúne o setor de toda a América Latina. No total, são realizadas anualmente 24 edições que atraem 3.400 expositores e 160.000 visitantes. O Première Vision São Paulo será realizado no Expo Center Norte, entre os dias 4 e 5. (http://www.premierevision-saopaulo.com/)
A 8ª Hair & Beauty – Feira Internacional de beleza, cabelos e estética tem confirmadas 300 marcas expositoras entre as quais estão os maiores e mais importantes fabricantes nacionais e estrangeiros. Principal evento do segmento de beleza do Rio de Janeiro, a edição deste ano terá 50% a mais de área, que chega a 6 mil m² para acomodar os cerca de 45 mil visitantes esperados. Em paralelo, serão realizados workshops, cursos e palestras para aperfeiçoamento profissional. A Hair & Beauty acontece no Riocentro, entre os dias 09 e 11. (http://hairbeautyexpo.com.br/)
A Bienal do Livro de Minas 2014 terá 160 expositores entre os maiores livreiros e editores do país. São esperados 250 mil visitantes que encontrarão lançamentos, descontos e muitas atividades paralelas, para todos os tipos de público e uma programação idealizada para agradar a toda família. A projeção é de que o volume de negócios ultrapasse os R$ 17 milhões. A Bienal do Livro será realizada entre os dias 14 e 23, no Expominas. (http://bienaldolivrominas.com.br)
Criado no Canadá e com edições anuais também na França, o Mondial de La Bière, no Rio de Janeiro, receberá público superior a 20 mil pessoas para apreciar os mais de 600 rótulos disponíveis e aproveitar a vasta programação de oficinas e workshops de degustação. Mesmo aberto ao público e voltado para degustação, o evento tem grande importância para o mercado de cervejas, bares e restaurantes e tem se mostrado uma importante porta de entrada para novas indústrias estrangeiras nos países onde o festival é realizado. O Mondial de La Bière acontece entre os dias 20 e 23 de novembro, no Terreirão do Samba, centro do Rio de Janeiro. (http://www.mondialdelabiererio.com)