As FCE Pharma e FCE Cosmetique de 2023, pela primeira vez na história, tiveram 100% dos espaços vendidos, com uma média de 28% a mais de expositores que no ano anterior.
A 27ª edição levou durante três dias aos pavilhões mais de 400 empresas e 600 marcas que mostraram o que há de mais moderno em seus segmentos.
Para ver de perto todas essas novidades, compareceram às feiras 20.985 visitantes, o que representa um forte aquecimento nos setores farmacêutico e cosmético para o ano que segue.
“Nós não apenas batemos recorde de visitantes, mas trouxemos aos pavilhões pessoas qualificadas, dispostas a fechar negócios e que têm o poder de tomada de decisão”, afirma Nadja Bento, diretora do portfólio Life Science da NürnbergMesse Brasil, organizadora dos eventos.
“Isso é muito importante para os nossos expositores e é para isso que trabalhamos o ano inteiro: criar novos negócios”, completa.
A fórmula do sucesso para as FCEs Pharma e Cosmetique, segundo Nadja Bento, é entender as necessidades das indústrias.
“São feiras que englobam setores que movimentam milhões para a economia brasileira. As FCEs se tornaram referência para essas indústrias”, celebra Nadja.
“Estamos construindo essa relação ao longo de anos e, por isso, hoje, nossas feiras são ponto de encontro para quem busca inovação, tecnologia e novos negócios”, acrescenta.
RODADA DE NEGÓCIOS E CONTEÚDO
Negócios foram gerados também nas rodadas especiais de embalagens e matérias-primas. Durante os dois dias, compradores e vendedores se reuniram para fechar parcerias com atenção voltada, além de inovação e qualidade, para o impacto ambiental dos produtos.
Entre os destaques, foram apresentados silicones de performance combinados com novas substâncias minerais – a proposta é menos quantidade e mais desempenho; e extratos naturais, como de óleo de oliva.
Ao todo, em quatro horas, foram 131 reuniões com empresas convidadas, que tiveram a participação de 27 expositores e 93 compradores interessados, gerando mais de R$12 milhões em negócios auditados.
Uma das principais atrações da FCE Pharma foi o We Need to Talk About Cannabis. Em sua terceira edição, o congresso é realizado numa parceria entre a NürnbergMesse Brasil e a Abiquifi (Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos).
O Congresso recebeu 156 congressistas, em um total de 8 horas de conteúdo, e contou com 22 palestrantes.
A FCE Pharma também sediou o Fórum de Nutracêuticos, Funcionais e Suplementos, idealizado para criar debates com respostas aos grandes desafios das áreas de P&D, Marketing, Comunicação e Regulatório do setor.
Em sua terceira edição, ele é organizado em parceria com a NutriConnection e reúne profissionais da indústria de suplementos, farmacêutica, cosmética e alimentícia.
O Fórum atraiu um público de 108 pessoas, que puderam acompanhar de perto o debate técnico com 23 palestrantes de peso no mercado.
INNOVATION CHALLENGE
Outra atração, desta vez da FCE Cosmetique, que se destacou no evento foi o Innovation Challenge, que teve a sua quarta edição em 2023.
A competição teve como temática principal o Clean Beauty, um segmento que tem crescido cada vez mais nos últimos anos.
Realizada pela NürnbergMesse Brasil em parceria com a Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), a premiação contempla empresas que apresentam soluções inovadoras em matéria-prima no setor de cosméticos.
A FCE Cosmetique 2023 recebeu, ainda, a 35ª edição do Congresso Brasileiro de Cosmetologia e a estreia do Cosmetic Packaging & Label Summitv – congresso voltado para a indústria de embalagens e rotulagens.
A novidade atraiu 149 pessoas que acompanharam de perto mais de 5 horas de painéis com as principais tendências dos setores. Para o próximo ano, o evento terá ainda mais conteúdos.
ZERO RESÍDUO
De acordo com a NürnbergMesse Brasil, as FCEs Pharma e Cosmetique 2023 foram as primeiras feiras de negócios do segmento Life Science, zero resíduo e carbono neutro do país.
A NürnbergMesse Brasil compensará o carbono de toda a sua operação – dos funcionários aos crachás distribuídos -, e os visitantes também foram convidados a se engajarem.
Totens explicativos foram espalhados pelos pavilhões incentivando-os a participar da ação. Quem baixou e se cadastrou no App Talk Science durante a feira, terão suas pegadas de carbono compensadas pela própria NürnbergMesse Brasil.
A FCE Pharma e FCE Cosmetique contaram, também, com uma central própria de segregação de lixo para a gestão de resíduos, apoiando o Centro de Referência Ambiental (CRA) – cooperativa de reciclagem que gera emprego e renda a dezenas de pessoas, dentro do conceito de economia circular.
“Toda a ação passa agora por uma auditoria, que vai dizer quantas toneladas de resíduos foram recicladas e o total de carbono compensado durante os 3 dias de evento”, afirma Caroline Guedes, coordenadora operacional que lidera as ações de ESG da NürnbergMesse Brasil.
A edição de 2024 das FCEs já está confirmada: 4 a 6 de junho. E a expectativa é alta já que em eventos como esse, explica Nadja Bento, a taxa de renovação de contrato com expositores é de 94%.
“O que vimos foram corredores cheios e todo mundo fazendo negócio. Por isso, acreditamos que as empresas que participaram da feira este ano com a gente voltarão no próximo”, finaliza.