Febratex 2024 busca reciclar 90% dos resíduos do evento

Anúncio

A proposta da 18ª edição da Febratex gira em torno da cadeia têxtil sustentável, visando mudar o panorama deste mercado, que é um dos maiores poluidores do planeta.

Com este conceito de evento, a maior feira de máquinas e tecnologias da indústria têxtil das Américas se propôs a conquistar a certificação Lixo Zero na edição de 2024.

Buscando alcançar este selo, a organização da feira trabalha com o objetivo de gerar a menor quantidade de resíduos, garantindo que os produzidos sejam de fontes renováveis.

Para cumprir a proposta e garantir que, pelo menos, 90% dos resíduos tenham a destinação correta, a Febratex direciona e orienta todos os agentes que atuarão no evento.

Anúncio

“Fizemos um planejamento para engajar todos os fornecedores do evento realizando reuniões prévias com todas as montadoras de stands e empresas de limpeza, segurança, catering”, explica Giordana Madeira, diretora-executiva da Febratex.

“Também trabalhamos na elaboração e envio de um manual com informações direcionadas para fornecedores e expositores, além da orientação operacional aos fornecedores sobre o processo de separação dos resíduos antes, durante e depois do evento”, completa.

Giordana ainda revela que antes do evento, a organização disponibiliza manuais que incentivam os expositores e visitantes a contribuírem com práticas de gestão de resíduos.

“O conteúdo educativo fornece informações sobre o uso de descartáveis recicláveis, stands desenhados com materiais recicláveis e comunicação direcionada durante o evento, tanto presencial quanto digitalmente”, acrescenta.

A separação de resíduos será feita em três frações: reciclável, orgânico e comum. Para uma organização mais efetiva, a organização solicitou aos expositores que disponibilizem nos estandes os três tipos de lixeiras.

Além disso, a gestão recomenda que decorações e brindes sejam sustentáveis, ou seja, feitos de materiais biodegradáveis, compostáveis e recicláveis.

Outra ação que a feira realiza em prol da sustentabilidade e em busca da certificação Lixo Zero é a utilização de materiais reaproveitáveis nos estandes.

“O sistema Octanorm, feito de alumínio reciclável, é um dos materiais que serão usados nos estandes, mas o uso de madeira e outros materiais pode ser mais sustentável se forem corretamente destinados à reciclagem”, revela Giordana.

SELO LIXO ZERO

O Febratex Summit, evento que promove conhecimento sobre inovação e sustentabilidade na indústria têxtil, conquistou em sua edição de 2023 a certificação de Lixo Zero, reciclando 92,2% do material total da feira.

Com a primeira experiência de conquista do selo Lixo Zero, o Febratex Group já conhece alguns caminhos que podem aproximar os eventos têxteis da certificação desejada.

Para a Febratex, que acontece entre os dias 20 e 23 de agosto, na Vila Germânica, em Blumenau (SC), o objetivo de destinar à reciclagem mais de 90% dos materiais.

“Aprendemos muito com a primeira experiência, então estamos preparados para realizar novos projetos aprimorando a comunicação prévia, efetiva e contínua nas relações com fornecedores que, para além de engajados, sintam-se motivados”, conclui Giordana.