A comissão organizadora do Brasil Fashon Designers – BFD, divulgou os 10 novos talentos que estão na disputa do concurso BFD – Pernambuco 2024.
Os finalistas foram selecionados a partir de 85 pré-inscrições realizadas previamente e que cumpriram as regras e prazos constantes do regulamento do certame.
Idealizada pelo Febratex Group, esta edição promete elevar ainda mais o cenário da moda brasileira, destacando a criatividade e a inovação dos jovens designers pernambucanos.
Com uma mistura eclética de estilos, influências e técnicas, os 10 finalistas propõem uma visão única e emocionante da moda contemporânea, com suas inspirações a partir do tema central do projeto: Agreste Pernambucano.
“Os 10 finalistas mergulharam nas suas memórias e no baú de referências que o pernambucano tem do seu Agreste”, diz o diretor artístico do BFD, Ricardo Gomes.
Detalhes da geografia, grupos folclóricos e culturais, carrancas, redes, fuxicos, vaqueiros nordestinos, a história de moda de Toritama, Caruru e Santa Cruz do Capibaribe, o cangaço, as festas de São Caetano, o maracatu, as festas do passado e o esplendor da região compuseram a ambiência criativa que trouxe as coleções selecionadas dos 10 finalistas do projeto.
“Mesmo com pouco tempo entre o lançamento do regulamento e a entrega das coleções, não podíamos ter deixado de voltar a realizar o projeto por Caruaru. Fiquei surpreso com os projetos e com tanta criatividade”, conclui.
Agora, os finalistas entram em fase de produção das peças e de busca por parcerias estratégicas para garantirem a criação da coleção proposta.
O desfile que vai coroar e apresentar os novos estilistas será realizado no espaço BACO’S, dentro do Polo Caruaru, no dia 18 de marco, às 19h.
O evento se dará um dia antes da abertura da feira AGRESTE TEX, que começa no dia 19 e vai até o dia 22.
Os looks vão compor uma exposição, a ser instalada no hall de entrada da feira, para votação popular.
APOIADORES
O Brasil Fashion Designers conta com o patrocínio da Andrade Máquinas, Audaces, Silmaq, além da Capricórnio e Brasil Botões, que forneceram a matéria-prima para os estudantes confeccionarem suas coleções.
A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) é responsável pelo apoio institucional.
O BFD premiará as três melhores coleções com uma assinatura, por 12 meses, do programa para designers da Audaces 360 (com planos Pro Creative e Student, para cada colocação, respectivamente) e mais um treinamento EAD da Academy.
Para Hélvio Pompeo Júnior, diretor de Comunicação do Febratex Group, o retorno do concurso é significativo para fortalecer a sinergia dentro da indústria têxtil.
“Essa iniciativa une profissionais da moda com os recursos essenciais, como maquinário, insumos e matérias-primas, necessários para dar vida às suas criações, promovendo assim a integração ao longo da cadeia produtiva têxtil”, afirma o executivo.
Para mais informações sobre o concurso, o desfile e o acesso ao regulamento, basta acessar o site: www.brasilfashiondesigners.com.br.
CONFIRA QUEM SÃO OS PARTICIPANTES DO BFD – PERNAMBUCO 2024:
ALLYSON CESAR FIRME DA SILVA – 27 anos – Senai Paulista
Coleção VESTÍGIOS HÍBRIDOS
Inspirada na riqueza geográfica do Agreste Pernambucano, a coleção é uma volta ao passado e uma viagem ao presente nas tradições do Agreste através de roupas híbridas, promovendo uma consciência no ato de se vestir, consumir e interpretar as suas peças através de várias composições.
As inspirações perpassam a geografia do espaço, traduzida e exaltada nas formas utilizadas nas peças, ressaltando a riqueza do Agreste, como a terra seca, o ar úmido, os picos e montanhas rochosas e os rios temporários, oriundos das chuvas.
ANALÚ LUIZE ARAÚJO DA SILVA – 21 anos – UFPE – Caruaru
Coleção A RUA
A coleção propõe a junção de mundos distintos e culturais do Agreste Pernambucano. Um dos pontos de partida é a indumentária dos papangus de Bezerros, com toda sua extravagância e opulência, cruzando com a estética expressiva e atroz das carrancas.
Os tons terrosos das paisagens agrestinas e o vermelho das carrancas darão cor e corpo à coleção.
DANIEL BRITO DA SILVA – 26 anos – UFPE – Caruaru
Coleção A REDE E O FUXICO
A inspiração vem de histórias contadas, vividas e observadas em vivências no Agreste Pernambucano.
Remete às redes confeccionadas por pescadores às margens dos rios Ipojuca e Capibaribe, remete a redes de histórias e tradições contadas por artesãos e artistas locais, e ainda a uma rede de trabalho de uma indústria em movimento.
DEISIANE GERMANO SILVA – 28 anos – Senai Caruaru
Coleção VAQUEIRO NORDESTINO
A coleção exalta a beleza, força, união e resistência dos vaqueiros, expressadas nos trajes usados pelos vaqueiros. Essas foram as inspirações para criação de calça, gibão, chapéu, bota e as formas dos cavalos e ferraduras.
O excesso e volume nas peças representam o drama e a sensação de caos vivida pelo vaqueiro quando está em ação.
ERIKA RAYSSA MARIA DOS SANTOS – 25 anos – Senai Paulista
Coleção SAINT TORICARÚ
A coleção nasceu de uma necessidade em ver o jeans de outra forma, remetendo à alfaiataria e com um toque mágico de materiais sustentáveis, tendo presente o artesanato criado com plantas regionais, ecojóias e ecoprint.
O nome da coleção floresceu de uma junção linda entre as homenagens à moda de outros países e os três pilares da Moda no Agreste (Caruaru, Toritama e Santa Cruz).
FLAVIA TORRES NASCIMENTO – 36 anos – Senai Paulista
Coleção ESTRELAS DO AGRESTE
Esta coleção relê a estética icônica do cangaço, fenômeno social que se proliferou pelo Agreste pernambucano.
Os looks têm como características principais a simplicidade e a funcionalidade, privilegiando o transporte de objetos, mobilidade e proteção do meio ambiente, compostos por bolsos, bornais e bordados, foram inspirados nos trajes dos cangaceiros.
O nome da coleção faz referência às estrelas que enfeitam os chapéus dos bandoleiros, além de adornos, elas também eram símbolos místicos de proteção.
GABRIEL ADELINO RODRIGUES SILVA – 20 anos – UFPE – Caruaru
Coleção BARULHADA
A coleção é inspirada em São Caetano, terra natal do designer. É uma ode ao berço do movimento cultural das “la ursas”, tradicionalmente investidas no mês de fevereiro, embebedadas pelo Carnaval, os personagens espalham pela cidade a cultura em sua pura definição, as cores, movimentos e máscaras, que instigam os descrentes a conhecer mais de perto a tradição.
MARILIA EDUARDA DA SILVA – 20 anos – Senai Caruaru
Coleção FIOS RÍTMICOS DO MARACATU
As criações celebram a vibrante tradição do maracatu pernambucano, trazendo para a passarela uma fusão única de estilo e ritmo.
Cada look representa uma manifestação moderna da rica herança cultural, expressões de movimento e música.
Embelezados com franjas generosas, cortes diferenciados e lantejoulas vibrantes, cada peça é uma manifestação de energia e alegria que ecoam dos tambores do maracatu.
PATRÍCIA DE JESUS OLIVEIRA – 31 anos – Senac Recife
Coleção MEMÓRIAS DO AGRESTE
Um olhar sobre as mais famosas festas do passado para traduzir o presente em moda, usando memórias pessoais do Agreste como definidoras das formas, cores, volumes e sentidos.
Olhando para os caiporas do Carnaval, os volumes do São João e os encantos do Festival de Inverno de Garanhuns, a coleção busca atualizar os códigos das festas através de um olhar contemporâneo.
VALDIR MIGUEL DOS SANTOS – 32 anos – UFPE – Caruaru
Coleção ESPLENDOR AGRESTE
Uma ode à beleza resiliente do povo do Agreste Pernambucano e à exuberância dos cactos que resistem bravamente às adversidades da vida.
Esta coleção nasceu da inspiração encontrada nas paisagens áridas e na rica cultura do Sertão, onde a vida é marcada pela luta constante e pela resistência incansável.