A Feicon Batimat, salão internacional da construção e arquitetura, chega a sua 25ª edição incorporando novidades em geração de negócios, inovação, networking e conteúdo. Com foco especial no varejo da construção, que representa 65% dos visitantes, a Feicon Batimat aposta na representatividade do segmento para levar ao participante do evento experiências imersivas que contribuam com o crescimento da construção. A próxima edição da mostra acontece entre 9 e 12 de abril de 2019, no São Paulo Expo, na cidade de São Paulo.
Segundo dados da Anamaco, o varejo do setor obteve alta de 4,5% em setembro de 2018 sobre o mesmo período de 2017. Já no acumulado dos 12 meses anteriores, o crescimento foi de 6,5%. “A missão da Feicon Batimat para esta 25ª edição é fazer com que o visitante e o expositor possam projetar soluções, vivenciar experiências e transformar o varejo da construção de forma a contribuir para a retomada do crescimento”, explica Gustavo Binardi, diretor da Feicon Batimat, que destaca o aumento de 43% na intenção de novos investimentos por parte do varejo da construção para os próximos 12 meses, de acordo com pesquisa recente da Anamaco.
Para Claudio Conz, presidente da Anamaco, com 25 edições a Feicon Batimat se tornou um importante motor de desenvolvimento do setor da construção no Brasil e a cada ano inova e se reinventa. “Nossos estudos indicam que as lojas que visitaram a última edição foram em busca de novos produtos. Em 2019 será ainda mais intensa a procura junto aos mais de 700 expositores que complementem o mix das lojas. Vamos juntos projetar soluções, vivenciar experiências e transformar o varejo na 25ª Feicon Batimat“, destaca Conz.
O dirigente prevê crescimento de 8,5% para o setor da construção no ano de 2019 em comparação com 2018. “Em nossos diálogos com os candidatos à Presidência da República, ambos enfatizaram as questões de investimentos em habitações e infraestruturas, colaborando positivamente para o crescimento da economia e diminuindo o desemprego, impactando diretamente o nosso setor”, afirma o presidente da Anamaco.
A próxima edição da Feicon Batimat continuará com a planta setorizada em quatro macrosetores (acabamentos, estruturas, instalações e externos), porém a organização tem direcionado esforços para aprimorar cada vez mais a experiência do visitante e expositor. “Nossas pesquisas mostram que ao dividirmos o pavilhão em macrosetores a vivência do visitante e expositor têm sido positiva, favorecendo networking, troca de conhecimento e ampliação dos negócios. Por esse motivo continuamos com o mesmo formato, mas sempre aprimorando a experiência”, afirma Binardi.
De acordo com Rodrigo Navarro, presidente da Abramat, a 25ª Feicon Batimat deve se consolidar como o principal encontro cross-setorial de materiais de construção. “Indústria, varejo, construtoras, projetistas, dentre outros atores poderão se encontrar, interagir e promover relacionamentos, negócios e discussões construtivas envolvendo inovações”, explica Navarro.
Pelo segundo ano consecutivo a Abramat vai promover, em conjunto com ABDI e MDIC, o 2º Seminário de BIM para a indústria de materiais de construção, que acontece simultaneamente à Feicon Batimat. “Esperando repetir o sucesso da primeira edição. Acreditamos que eventos como esse são fundamentais para o crescimento do setor”, finaliza o presidente da Abramat.