Feiplastic patrocina 8º Seminário Competitividade da Abiplast

Anúncio

A Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) e a Plásticos em Revista promoveram na terça-feira, 18 de setembro, o 8º Seminário Competitividade com o patrocínio da Feira Internacional do Plástico (Feiplastic). Na ocasião foram discutidos temas como o futuro do plástico, economia circular, indústria 4.0, perfil dos novos consumidores e manufatura aditiva, como a recente possibilidade de produzir objetos em impressão 3D. Um overview dos próximos desafios do setor, que devem ser respondidos na próxima edição de 2019 da Feiplastic, em São Paulo.

Na abertura do evento, o presidente da Abiplast e do Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado de São Paulo (Sindplast), José Ricardo Roriz Coelho, reforçou que o encontro é importante para discutir novas tecnologias para o setor. “Nossa associação vem firmando parcerias com várias instituições para ajudar no desenvolvimento da cadeia. Esse evento nos trouxe uma reflexão do futuro do plástico e quais são seus principais mercados”, disse Roriz.

Os temas apresentados mostraram que as empresas devem estar cada vez mais conectadas e trabalhando de forma colaborativa, buscando uma produção mais sustentável e consciente, e contribuindo diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Com base nesse cenário, o evento apontou os desafios do setor com foco no novo perfil de consumidor, mostrando que os jovens estão em busca de experiências e prezam pela transparência. Reforçou a indústria 4.0 como um processo para a nova revolução industrial e oportunidades desvendadas pela manufatura aditiva. “Para enxergar esse futuro temos um longo caminho de reeducação e tornar claro para a sociedade que o plástico é um produto sustentável. A utilização do plástico é um assunto importante, principalmente a necessidade de direcionar o plástico ao melhor descarte”, complementa Roriz.

Anúncio

Esses temas serão encaminhados para a Feiplastic 2019, onde é uma oportunidade de trocar informações, saber o que está acontecendo no mercado e as ações necessárias para o desenvolvimento o setor. “O principal objetivo é que o visitante tenha a oportunidade de contato direto com fornecedores que representam a cadeia, da matéria-prima à reciclagem, além de encontrar soluções inovadoras e inspiração. Por outro lado, atuamos para que o expositor sinta um reflexo real de vendas, negócios gerados e tenha uma plataforma conceituada para lançar suas novidades no mercado”, afirma Patrícia Oliveira, Gerente de Produto da FEIPLASTIC.

Negócios, experiências e sustentabilidade

Em 2017, a FEIPLASTIC foi palco de inovação para o setor, disseminando conteúdo para a capacitação profissional com temas relevantes sobre reciclagem e sustentabilidade. Somente a Operação Reciclar uniu diversos agentes sobre conscientização, utilização e descarte, resultando em 16 toneladas de plástico reciclado.

Conquistas que foram possíveis pela excelente qualidade da entrega em 2017. Os números do post-show da última edição funcionam como um termômetro sobre o que o mercado pode esperar. Foram mais de 56 mil visitantes de 30 países com perfil de comprador, mais de 1.000 marcas expositoras e 46 horas de conteúdo, entre palestras, demonstrações e workshops.

“Além disso, registramos cerca de 280 reuniões que geraram mais de R$ 50 milhões em rodadas nacionais e internacionais”, retoma Patrícia, gerente de produto da FEIPLASTIC. “Agradecemos imensamente a todos os nossos clientes pela relação de credibilidade e confiança”, completa.

“Só nos primeiros três dias já tínhamos conseguido realizar vendas efetivas de mais de 30 máquinas”, lembra Roberto C. Melo, gerente da HAITIAN International. “Nosso objetivo principal foi nos aproximarmos dos clientes cativos e estabelecer vários novos contatos, o que foi bastante positivo”, reforçou Ricardo Mason, diretor geral da Fortymil.

Apoio e organização

Além da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), a FEIPLASTIC tem a chancela das principais associações do setor: ADIRPLAST, ABIMEI e SIRESP. Também conta com o apoio institucional da ABNT, ABRAPLA e da Camara Argentina de La Industria Plastica (CAIP) e de sindicatos regionais como: SIMPEP, SIMPESC, SIMPLÁS, SIMPLAVI, SINPLASC, SINDESC E SINPLAST (Sul); SIMPLAGO (Centro-Oeste); SIMPLAST-MG, SINDIPLAST-ES (Sudeste); SINDIPLASBA-BA E SINDIPLAST-AL (Nordeste).

A organização é da Reed Exhibitions Alcântara Machado, líder em preparação e execução de eventos com atuação em 42 países. “É a garantia de que a feira será ainda maior e mais impactante, envolvendo ações de qualidade e experiências enriquecedoras, com anúncio de toda a programação em breve”, conta Paulo Octavio Pereira de Almeida, vice-presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado.

Dentro de alguns meses, a equipe da FEIPLASTIC e da ABIPLAST devem anunciar uma agenda positiva com ações interativas para os principais polos econômicos da indústria do plástico. “Cada vez mais estamos focados em estender a experiência da feira para além do pavilhão. Estamos ansiosos para divulgar o que está sendo preparado”, conclui Patrícia Oliveira.