O MCH Group, que havia anunciado anteriormente que descontinuaria a Baselworld, decidiu trazer a feira centenária de volta dos mortos.
A próxima edição do evento, que já foi uma das mais importantes feiras do setor, será realizada de 31 de março a 4 de abril de 2022, em Basel, na Suíça. Será a primeira Baselworld a ser realizada desde 2019.
Além de uma feira presencial redesenhada, a nova Baselworld incluirá uma plataforma digital B2B durante todo o ano.
A Baselworld de abril de 2020 foi cancelada devido ao COVID-19 e reprogramada para janeiro de 2021.
No entanto a feira foi cancelada quando grandes empresas se recusaram a participar devido a uma disputa sobre as taxas de cancelamento.
Enquanto a antiga Baselworld costumava ser conhecida por atrair os maiores nomes do setor, a nova feira tem como objetivo destacar “pequenos fabricantes de relógios e joias e comerciantes de pedras preciosas”, disse a organização em um comunicado.
A feira contará com cerca de um terço de expositores do setor de relógios, um terço de marcas de joias e um terço de pedras preciosas. Ela espera atrair 300 expositores.
A Baselworld 2019 atraiu cerca de 500 expositores, abaixo dos quase 2.000 que hospedou nove anos antes.
De acordo com Michel Loris-Melikoff, diretor da feira, haverá um conceito de estande diferente, que reduzirá as despesas do expositor.
“Estamos cientes que, no passado, a Baselworld era muito cara. Isso não apenas para os clientes, mas para nós. É por isso que mudamos todo o conceito. No passado, a maioria dos expositores vinham com seu próprio estande. Estávamos falando de custos que ultrapassavam US $ 1 milhão”, explica.
Depois de deixarem a Baselworld, várias marcas de relógios importantes – incluindo Rolex e Patek Philippe – anunciaram que estavam formando seu próprio evento, o Geneva Watch Days, sob os auspícios do grupo comercial Fondation de la Haute Horlogerie.