Feira chinesa CIIE terá 14 empresas brasileiras de alimentos e bebidas

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A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) está organizando a participação brasileira para uma das maiores feiras multisetoriais da China: a China International Import Expo (CIIE).

Organizada pelo governo chinês desde 2018, a CIIE contou em sua 1ª edição com a participação de mais de 100 países e 150 mil compradores.

Em 2019, participaram mais de 500 mil visitantes, 3.800 expositores e 700 veículos de comunicação.

Para 2022, a Agência está encarregada de organizar a exposição no pavilhão de alimentos e bebidas para 14 empresas em estandes individuais. A CIIE acontece na cidade de Xangai, entre 5 e 10 de novembro.

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O evento é uma grande oportunidade para as empresas brasileiras porque proporciona um contato muito próximo tanto com profissionais especializados e potenciais parceiros de negócio quanto com o público geral chinês.

Devido às restrições de circulação provocadas pela pandemia de Covid-19, a maior parte das empresas brasileiras participará por meio de representantes locais.

Além dos estandes individuais, os expositores no local terão à sua disposição uma cozinha equipada, uma sala de reuniões e um depósito para amostras.

A agenda também contará com o ‘Brazil Coffee Day, organizado em parceria com o Consulado do Brasil em Xangai, e o ‘Brazil Cooking Show’.

Paralelamente, a ApexBrasil organiza a montagem do Pavilhão Nacional do Brasil online, com foco na promoção da imagem do país na CIIE 2022, a convite da Mofocom China.

A Agência também apoia o Consulado Geral do Brasil em Xangai na montagem do pavilhão Brazil High Tech na feira, para a participação de 19 startups do setor como expositores vitrines.

Principal parceiro comercial do Brasil, a China foi responsável por 31,3% das exportações e por 21,7% das importações brasileiras em 2021.

A corrente de comércio registrou USD 135,5 bilhões em 2021, com superávit de USD 40,25 bilhões para o Brasil. Desse total, as exportações brasileiras para a China de alimentos e bebidas somaram USD 8,17 bilhões no mesmo ano.

Os principais produtos da pauta de exportação do setor foram carne bovina, açúcares e melaço e carne suína.