Feira da Indústria do Pará – FIPA 2024 é lançada oficialmente em evento

Anúncio

Em meio a uma palestra sobre negócios e biodiversidade, a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) lançou na última semana a próxima edição da Feira da Indústria do Pará (FIPA).

O evento de lançamento da feira, que será realizada em 2024 em Belém, reuniu empresários, sindicatos da indústria e outras instituições representativas do setor produtivo.

Segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Pará possui PIB industrial de R$ 84,2 bilhões. No Estado, a indústria emprega quase 200 mil trabalhadores.

Para o vice-presidente executivo da FIEPA, José Maria Mendonça, o setor produtivo contribui diretamente para o desenvolvimento da região.

Anúncio

“Nós temos uma indústria muito atuante aqui na Amazônia e o nosso compromisso como representantes do setor produtivo é apoiar essas indústrias para que tenham a oportunidade de se fortalecer”, disse.

“Por isso é que nós temos sempre nos posicionado na defesa da nossa região Amazônica, pela valorização das nossas riquezas e do nosso povo, porque sabemos do potencial que nós temos aqui, e o quanto nós, como amazônidas, podemos contribuir para o crescimento do país”, completou.

Após a cerimônia de abertura, foi proferida a primeira palestra do evento, pela especialista Vanessa Pinsky, consultora em estratégias para a sustentabilidade, agenda ESG e inovação sustentável.

Ela falou sobre a importância da manutenção de uma agenda sustentável, não apenas para grandes empresas, mas também para pequenos e médios negócios como estratégia para alcançar maior diferencial de mercado e mais competitividade.  

A abordagem está alinhada ao tema da próxima FIPA que será “Negócios e Sustentabilidade na Amazônia”.

De acordo com o vice-presidente da FIEPA, Alex Carvalho, o objetivo da Feira em 2024 será apresentar as contribuições do setor produtivo para a economia do Estado e as ações socioambientais das indústrias instaladas no Pará.

“A Feira será um espaço onde toda a nossa cadeia produtiva industrial poderá mostrar nossos produtos e nossos propósitos”, indicou Carvalho.

Durante o lançamento da FIPA, houve a apresentação de algumas iniciativas sustentáveis de indústrias instaladas na região. Uma delas foi a Hydro, que falou sobre os projetos que incentivam o empreendedorismo na Amazônia.

Promovida a cada dois anos pelo Sistema FIEPA, a Feira da Indústria do Pará (FIPA) tem correalização do Sebrae no Pará e patrocínios da Confederação Nacional da Indústria (CNI), SESI, SENAI e IEL.

É composta por uma feira de exposição de produtos e serviços de pequenas, médias e grandes indústrias locais, nacionais e multinacionais.

Conta ainda com uma programação técnica com palestras e fóruns, rodadas de negócios, torneio de inovação, soluções tecnológicas e apresentações culturais.