A 74º Frankfurter Buchmesse (Feira do Livro de Frankfurt), realizada de 19 a 23 de outubro de 2022, reafirmou sua posição como o ponto de encontro internacional mais importante para a indústria do livro.
Realizada na Alemanha, a feira contou com 93.000 visitantes profissionais (2021: 36.000 visitantes profissionais) e 87.000 visitantes “normais” (2021: 37.500).
Mais de 4.000 expositores de 95 países estiveram presentes nos pavilhões, no Centro de Agentes Literários & Escoteiros (LitAg) e nas novas Estações de Trabalho.
Hospedando cerca de 300 agentes em mais de 450 locais de trabalho, o Centro de Agentes Literários & Escoteiros (LitAg) estava lotado.
Ao mesmo tempo, a feira do livro estava mais política do que nunca, o que ficou evidente sobretudo no programa de eventos com curadoria dos parceiros da feira.
No Pavilhão de Frankfurt, políticos, criativos culturais, autores e tradutores se envolveram em discussões animadas sobre o movimento de protesto no Irã, a situação do povo na Ucrânia, as divisões crescentes na sociedade e a oposição russa.
Sob o lema “Traduzir. Transferir. Transformar.” a feira do livro deste ano deu destaque à tradução e aos tradutores. Cerca de 1.500 visitantes subiram ao palco do Centro Internacional de Tradução para participar de um dos cerca de 30 eventos ali realizados.
“Em meio a uma situação política global opressiva, esta feira enviou sinais importantes: encontros presenciais servem como antídoto para a polarização em tempos de debate acalorado”, disse Juergen Boos, diretor do Frankfurter Buchmesse.
“Isso mostra o quão importante é a Frankfurter Buchmesse como ponto de encontro para a comunidade editorial internacional: relacionamentos valiosos são mantidos e novos são feitos aqui em apenas alguns dias”, completou.
Karin Schmidt-Friderichs, presidente da Associação Alemã de Editores e Livreiros, se mostrou empolgada pelo papel que a feira desempenhou, sendo uma grande celebração do entusiasmo das pessoas pelos livros e pela democracia.
“Em corredores lotados e durante debates animados, podia-se sentir claramente o poder dos livros, a alegria das reuniões e o desejo de se envolver construtivamente com as questões do propostas”, acrescentou.
Sob o lema “Spilling Creativity”, o país convidado de honra, Espanha, apresentou a sua diversidade linguística e criativa.
Desde o início do projeto em 2019, cerca de 400 novos livros foram publicados em alemão, juntamente com vários títulos em outras línguas europeias.
O Frankfurter Buchmesse também ofereceu um programa comercial de três dias. Muitos líderes internacionais da indústria falaram, incluindo:
– Peter Warwick, presidente e CEO da Scholastic;
– Charlie Redmayne, CEO da HarperCollins UK;
– Markus Dohle, CEO da Penguin Random House;
– Jesús Badenes del Río, CEO Planeta;
– Jonny Geller, CEO da Curtis Brown;
– Núria Cabutí, CEO da Penguin Random House Grupo Editorial.
Também estiveram presentes representantes de plataformas como TikTok, Spotify e Wattpad Webtoon. Cerca de 1.700 participantes participaram do Fórum de Perspectivas de Publicação de dois dias.
Os dias de visitantes comerciais foram acompanhados por um programa de comércio digital: Masterclasses e o evento de networking The Hof ofereceram aos players do setor a oportunidade de manter e expandir suas redes virtualmente.
E a próxima edição da Feira do Livro de Frankfurt já ficou definida. A 75º Frankfurter Buchmesse acontece de 18 a 22 de outubro de 2023, tendo a Eslovênia como convidado de honra.