Com 4.000 expositores inscritos até o momento, de pelo menos 80 países, a Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, espera que sua 74ª edição seja o “evento de referência” para o setor.
A feira, marcada de 19 a 23 de outubro de 2022, anunciou suas atrações e últimas novidades durante evento para a imprensa e mercado na última semana.
“Somos a principal feira da indústria do livro, ela é muito mais do apenas um lugar para fazer negócios. A feira defende a diversidade, a pluralidade e é contra qualquer tipo de discriminação”, disse o CEO da feira, Juergen Boos.
“Esses valores básicos são visíveis no programa de eventos deste ano: muitos de nossos convidados são escritores cujos livros buscam respostas para questões políticas e sociais atuais”, completou.
Nomes como Mohsin Hamid, o Prêmio Nobel Abdulrazak Gurnah, a ativista climática Luisa Neubauer, a ensaísta espanhola Irene Vallejo, o escritor ucraniano Serhij Zhadan, e a marroquina Leïla Slimani fazem parte da extensa lista de autores confirmados.
Hamid, inclusive, fará um dos principais discursos na Conferência de Imprensa de Abertura da Feira, na terça-feira, 18 de outubro de 2022, às 11h.
O evento terá, em 2022, a participação dos principais grupos editoriais do mundo como Penguin Random House, Simon & Schuster, Hachette, Scholastic, HarperCollins, Macmillan, Ingram, Taylor & Francis, Springer Nature, Holtzbrinck, entre outros.
Uma novidade é que o serviço de streaming Spotify e a plataforma de vídeos curtos, o TikTok, também estarão presentes na feira.
As 456 mesas do Centro de Agentes Literários & Escoteiros (LitAg) estão lotadas. Este ano, o centro estará localizado no Hall 4.2.
A lista completa de expositores pode ser vista https://www.buchmesse.de/en/visit/exhibitor-directory
A Espanha será o Convidado de Honra deste ano no Frankfurter Buchmesse sob o lema “Creatividad Desbordante – Spilling Creativity”.
Exatamente 31 anos após a primeira aparição do país como Convidado de Honra em 1991, sua presença em Frankfurt se concentrará em temas como o multilinguismo e a importância da língua espanhola como ponte para a América Latina.
Outro país que ganhará destaque é a Ucrânia. O Hall 4.0 irá abrigar um estande coletivo de 100 m² de editoras e instituições livreiras ucranianas.
Além disso, a feira organizará um workshop para editores da Europa Central e Oriental com foco na Ucrânia. com financiamento do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha.
Uma das estreias para este ano será a conferência internacional Frankfurt Kids. Perguntas como “o que faz um bom livro infantil hoje”, “como estão sendo contadas as histórias para os jovens leitores” e o papel que a diversidade desempenha neste contexto” serão respondidas na quarta-feira (19), com a presença de especialistas da indústria editorial.
O Frankfurt Studio volta ao espaço da feira para oferecer eventos híbridos. É neste local que acontecerá, por exemplo, o tradicional CEO Talk – com convidado a ser anunciado em breve.
Na quarta o foco da programação será no uso de dados para a publicação e na quinta, o foco será a publicação acadêmica.
Nos dias 19 e 20 de outubro, líderes internacionais da indústria e formadores de opinião se reunirão no Publishing Perspectives Forum.
O evento de dois dias, com curadoria da revista internacional Publishing Perspectives em cooperação com a Feira do Livro de Frankfurt, reunirá as principais vozes da indústria editorial global para discutir novos desafios e analisar tendências.
Os palestrantes vão desde altos executivos de empresas multinacionais até empresários influentes e proprietários de pequenas empresas que estão ativamente envolvidos na formação do futuro da publicação.
A programação acontecerá na quarta-feira, 19 de outubro, das 10h às 16h, e quinta-feira, 20 de outubro, das 10h às 14h, no Centro de Congressos da Messe Frankfurt, na Sala Spektrum
Este ano o BOOKFEST oferece mais de 40 eventos em 20 locais na cidade de Frankfurt. O programa estará online, em breve, em www.buchmesse.de/bookfest