Assim como a cegonha carrega os bebês até os pais nas histórias infantis, na vida real, os caminhões que transportam os carros novos até seus donos são chamados de cegonhas – e seus motoristas, de cegonheiros, ou “transportadores de sonhos”, como eles mesmos se autodenominam.
A categoria é bem tradicional e possui até um sindicato próprio, o Sinaceg (Sindicato Nacional dos Cegonheiros), que reúne cerca de 3.500 caminhões de associados rodando pelo Brasil.
O mercado dos cegonheiros está aquecido, impulsionado pelo crescimento das vendas de veículos zero-quilômetro neste ano. Entre janeiro e julho, registrou alta de 12,8% sobre o mesmo período do ano passado – em 2024, já foram emplacados 1.027,1 mil veículos, contra 910,5 mil unidades em 2023.
De olho nesses bons números, o sindicato promove, de 26 a 28 de setembro, em São Bernardo do Campo (SP), a 24ª edição da Feira dos Cegonheiros – a Expo de Transportes do ABCD.
“A feira deve crescer 20% neste ano, atraindo um público estimado de 72 mil pessoas (60 mil na edição de 2023) e gerando cerca de R$ 480 milhões em negócios”, afirma o presidente do Sinaceg, José Ronaldo Marques da Silva
“Ela envolve concessionárias de caminhões de todas as marcas, fabricantes de implementos, transportadoras, seguradoras, bancos e outras empresas de serviços e acessórios para os caminhões”, finaliza.
SERVIÇO
Data: 26, 27 e 28 de setembro
Horário: das 16h às 22h
Local: Estúdios e Pavilhões de São Bernardo do Campo (Pavilhão Vera Cruz)
Endereço: Av. Lucas Nogueira Garcez, 856 – Centro, São Bernardo do Campo (SP)