Feira IFLS+EICI gera mais de US$ 2 milhões para empresas brasileiras

Anúncio

A feira colombiana IFLS+EICI, organizada em Bogotá entre 1º e 4 de agosto, deve gerar mais de US$ 2,5 milhões em negócios realizados e alinhavados na participação para empresas brasileiras de componentes para calçados.

A ida de 22 indústrias verde-amarelas foi apoiada pelo By Brasil Components, Machinery and Chemicals, programa de incentivo às exportações do setor mantido pela Assintecal em parceria com a ApexBrasil.

A superintendente da Assintecal, Silvana Dilly, que acompanhou a delegação brasileira, destaca que as empresas, na IFLS+EICI, apresentaram novidades em materiais e insumos para o setor calçadista que haviam sido lançados no INSPIRAMAIS, evento realizado pela entidade em julho.

“Atributos de qualidade e sustentabilidade têm chamado cada vez mais a atenção do comprador latino-americano, que vem buscando alternativas ao fornecimento da Ásia em função do alto custo com os fretes internacionais”, diz Silvana.

Anúncio

“A questão da proximidade geográfica, certamente, ajuda, mas são os atributos qualitativos que mais chamam a atenção dos compradores”, completa, ressaltando que, no caso do comprador colombiano ainda existe a proximidade cultural que auxilia nos negócios.

“Hoje podemos dizer que os materiais brasileiros são referência de moda para a indústria de calçados e bolsas da Colômbia”, explica.

O país é ainda o quarto destino internacional dos componentes brasileiros no exterior. No primeiro semestre, importou 22% mais do que no mesmo período da pré-pandemia, em 2019.

A feira colombiana faz parte do projeto MPE Exportadora, que em parceria com o Sebrae, por meio da ação Integra Moda, prevê consultorias individuais para exportações.

Nas consultorias os participantes têm acesso a estudos de mercados potenciais, técnicas de precificação, análise de produtos, suporte para invoices e processos burocráticos em geral, culminando na participação em algumas das principais mostras do setor na América Latina.

Participaram da IFLS+EICI as empresas Brisa, TNS, Zahonero, Formello, Monato, Injepol, Usicon, Free Saltos, Gelprene, Difer, Miroeva, Gradus, Wiva Bordados, Usitec, Maquetec, Alynis, Palagi, Polly Química, Compofran, Sud Leather, Bottero e Kidy.