Em 2020 os organizadores da Feira Internacional do Livro de Guadalajara (FIL) foram obrigados a cancelar a feira presencial devido à pandemia e optaram por um programa virtual.
Este ano, a feira retorna com um evento híbrido – presencial e online -, que tem início em 27 de novembro e encerramento em 5 de dezembro.
Na sua iteração presencial anterior, em 2019, a FIL atraiu 800.000 membros do público, 2.300 profissionais de publicação. Este ano o evento será significativamente menor, com uma capacidade máxima aprovada de 12.500 no recinto de feiras em dois turnos diferentes.
Primeiro das 9h às 14h e depois das 16h às 21h, sendo os corredores desinfetados entre elas. Ao longo da feira, o número máximo de visitantes pode chegar a 225.000.
Apesar da capacidade reduzida, a FIL ainda hospedará 255 expositores de 27 países, exibindo 240.000 títulos diferentes, com corredores mais largos do que o normal e alguns corredores de mão única.
Máscaras serão exigidas para todos os presentes. Até 1º de novembro, 1.600 profissionais de 27 países haviam se inscrito.
“A FIL Guadalajara é considerada a maior plataforma de negócios para a indústria editorial em espanhol, com um grande e diversificado número de pessoas na cadeia produtiva do livro dependendo dela para estabelecer contatos e realizar negócios”, afirma Rubén Padilla, diretor do programa profissional da feira.
De acordo com o executivo, a interação será encorajada e apenas 30% do total das atividades da feira deste ano serão virtuais.
“A principal mudança em diferentes feiras do livro, incluindo Guadalajara, é uma contração natural devido ao menor fluxo de participantes e expositores, causado principalmente pelas dificuldades econômicas decorrentes da pandemia”, aponta.
Ele observou que a FIL geralmente gera US$ 34 milhões em vendas de livros e receitas afiliadas com alimentação, transporte, hospedagem e outras despesas dos participantes, de acordo com estimativas do Guadalajara Convention and Visitors Bureau.
Esse número deve ser reduzido significativamente este ano. “Ainda assim, o principal atrativo das feiras de livros é permitir a divulgação de produtos ou serviços, a exploração de novos projetos colaborativos e a observação das tendências atuais, bem como a troca de experiências com pessoas de diversos países”, acrescenta.
A programação 2021 oferece uma ampla variedade de atividades voltadas para o livro e a leitura, além da ciência, arte, cultura e filosofia, tanto na Expo Guadalajara, tradicional local da feira, quanto online em www.fil.com.mx .
Seiscentos autores participarão de eventos na FIL, incluindo Paul Auster, John Boyne, Noemí Casquets, Ken Follet, Jonathan Franzen, Christophe Galfard, Miguel Gane, Etgar Keret, Brenda Lozano, Amin Maalouf, Jorge Ramos, Laura Restrepo, Abdelá Taia, e José Luis Rodríguez Zapatero.
Vários prêmios importantes para a escrita em língua espanhola também serão concedidos na FIL.
O Fórum Internacional de Editores e Profissionais de Livros da feira, principal programa para visitantes estrangeiros, acontece nos dias 29 e 30 de novembro e terá como foco a venda de livros, a criação e venda de diversos conteúdos para crianças e a adaptação de conteúdos audiovisuais de e para livros.