A 42ª edição da Feira Internacional do Livro de Sharjah (SIBF) receberá, este ano, 2.033 editores e expositores de 108 nações no Expo Center Sharjah.
O evento acontece entre os dias 1º e 12 de novembro. Antes da abertura da feira, de 29 a 31 de outubro, acontecerá também a 13ª Conferência de Editores.
A Conferência reúne editores do mundo todo para palestras, mesas redondas e sessões de matchmaking. Ela contará com a participação de figuras proeminentes do mercado editorial de 105 países, com 11 participantes estreantes.
Na edição deste ano, representarão o Brasil:
– Gustavo Faraon (Editora Dublinense), Laura Di Pietro (Editora Tabla), Leonardo Amaral (Editora Rua do Sabão), Ana Margarida Lima Cartaxo (Roça Nova Editora);
– Antonio Erivan Gomes (Telos Editora), Graziella Beting (Editora Carambaia), Barbara Ferreira dos Reis (Editora Aleph) e a agente literária Juliana Farias;
Ainda: Rayanna Pereira, coordenadora do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro.
O projeto é realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
No primeiro dia, mais de 42 palestrantes e especialistas realizarão quatro palestras e 31 mesas redondas abordando questões cruciais do setor editorial.
Nos dois dias seguintes, a conferência promoverá sessões de matchmaking entre editoras para negociar direitos autorais, acordos de tradução e fortalecimento do setor.
Os participantes brasileiros terão ainda a oportunidade, no dia 28, de visitarem a Biblioteca Mohammed Bin Rashid para encontrar crianças brasileiras e suas famílias a fim de conversarem sobre literatura.
A visita é organizada por Antonio Erivan Gomes, da Telos Editora, juntamente com uma autora brasileira residente em Dubai.
“A internacionalização da literatura brasileira é um passo fundamental para ampliar o alcance e a influência de nossos autores e suas narrativas únicas”, afirma Sevani Matos, presidente da CBL.
“Com a participação ativa de representantes brasileiros em eventos como a Conferência de Editores em Sharjah, a literatura brasileira ganha visibilidade global, enriquecendo o diálogo cultural e literário entre nações e tornando as obras brasileiras acessíveis a um público mais amplo, e muitas vezes tendo contato pela primeira vez com as nossas vozes”, conclui.
Segundo Rayanna Pereira, a Conferência de Editores em Sharjah permite a oportunidade de estabelecer conexões com diversos profissionais do setor, facilitando a tradução e publicação de livros brasileiros em diferentes idiomas.
“Essa troca não apenas valoriza a diversidade literária do Brasil, mas também fortalece a identidade cultural do país no mundo. Por isso, é com muito entusiasmo que embarcamos mais uma vez aos Emirados Árabes Unidos para representar o Brasil com uma delegação forte como essa”, finaliza a coordenadora.
A Conferência terá ainda a participação de figuras notáveis, como:
– Sheikha Bodour Al Qasimi, presidente da Sharjah Book Authority (SBA); Núria Cabutí Brull, CEO da Penguin Random House Grupo; Ian Chapman, CEO e editor da Simon & Schuster Reino Unido e Internacional;
– Cheolho Yoon, presidente da Associação de Editores Coreanos e líder da Delegação de Convidados de Honra da Coreia do Sul.
Entre os estreantes, estarão editores e agentes literários do Benim, Costa do Marfim, República Checa, Maurícias, Paraguai, Burkina Faso, Zaire, Malawi, Guiné, Zimbabué e Zâmbia.