A edição de 2021 da Feira Internacional do Zimbábue (ZITF), inicialmente marcada para 20 a 23 de julho, foi adiada para 21 para 24 de setembro.
Em abril a exposição anual recebeu aprovação para ser inaugurada depois que as operações comerciais do setor de indústria e comércio foram relaxadas.
No entanto, em um comunicado, o presidente do conselho do ZITF, Busisa Moyo, disse que a mudança de data se deveu à extensão do bloqueio nacional de Nível 4 pelo governo na semana.
Ele acrescentou que o atraso na realização do ZITF também daria aos expositores tempo suficiente para se prepararem para a feira.
“A decisão de adiar a feira foi alcançada com a aprovação do Governo do Zimbabué e após consulta a um amplo leque de partes interessadas. Com a proibição contínua de viagens intermunicipais, tem sido difícil para os expositores de fora da cidade planejar efetivamente sua participação e trazer suas novidades”, explica.
O evento, que é uma das maiores feiras comerciais intra-regionais da África Subsaariana, foi cancelado em 2020 depois que infecções e mortes por Covid-19 aumentaram.
A edição deste ano tem como tema ‘Apresentando o Novo Normal para Negócios e Indústria: Realidades e Oportunidades’
O ZITF já atingiu tem um total de 408 expositores já confirmados e pelo menos nove países participarão. A feira é realizada no Centro Internacional de Exposições do Zimbábue, em Bulawayo.