A Photokina, uma das maiores feiras de fotografia do mundo que acontece a cada dois anos em Colônia (Alemanha), será descontinuada depois de 70 anos de sucesso.
“Dados os desenvolvimentos atuais no mercado de imagem, não temos escolha a não ser suspender a implementação da Photokina na unidade de Colônia por enquanto. Este passo é muito difícil de darmos. O que resta são as memórias e imagens de muitas gerações”, aponta a organização.
Após atrair dezenas de milhares de fanáticos por fotografia de todo o mundo, bem como todas as principais empresas fotográficas, o evento está suspenso até novo aviso.
O comunicado de imprensa oficial citou “um declínio ainda maior nos mercados de produtos de imagem” como um dos fatores que impulsionaram a decisão.
“Infelizmente, no momento, as condições estruturais da indústria não oferecem uma base viável para a feira internacional líder de fotografia, vídeo e imagem”, lamenta Gerald Böse, presidente e CEO da Koelnmesse, organizadores do evento.
Enquanto isso, Kai Hillebrandt, presidente da Associação Alemã da Indústria de Fotografia, disse: “Nossos parceiros em Colônia têm feito tudo ao seu alcance para manter a Photokina como a feira comercial líder global. No entanto, um evento realizado em 2022 não atenderia às expectativas de toda a comunidade de imagem.”
Como resultado do COVID, a realização da Photokina em maio de 2020 foi cancelada.