Na 27ª COP, em Sharm el-Sheikh (Egito), duas das principais feiras de tecnologia verde e energia renovável da Itália estão delineando a necessidade urgente de intensificar os trabalhos na gestão de resíduos e no uso de fontes sustentáveis.
A Ecomondo e a Key Energy, organizadas pelo Italian Exhibition Group (IEG) estão presentes no “Pavilhão Mediterrâneo” da COP27. A região do Mediterrâneo está aquecendo 20% mais rápido que a média global e está em segundo lugar no ranking do aquecimento global.
As feiras realizaram duas conferências, nos dias 15 e 16 de novembro, onde destacram o papel da Itália na transição ecológica e energética.
Localizado na zona azul da COP27, o Pavilhão do Mediterrâneo é dirigido pela UfM – Union for the Mediterranean , o Mediterranean Action Plan MAP-UNEP e pela PRIMA Foundation com consultoria da MedECC, uma rede independente de mais de 600 cientistas de 35 países, oferecendo uma oportunidade de networking e discussão sobre os desafios climáticos e melhores práticas para a região.
O evento de 15 de novembro concentrou-se na área de matérias-primas e fontes de energia e teve como título “O papel desempenhado pela Itália na transição energética da área do Mediterrâneo”.
Nesta conferência participaram Alessandra Astolfi (diretora global de exposições do IEG), Gianni Silvestrini (Kyoto Club), Andrea Zaghi (Elettricità Futura), Mario Gamberale (Kyoto Club), Luca Traini (RES4Africa Foundation), A. Biancardi (Director of Studies, System Monitoring and International Relations GSE) e A. Tolai Bartali (Italy Siemens).
Já no dia 16 de novembro, a apresentação contou com o tema “Gestão e valorização de resíduos e águas e regeneração ambiental: o papel desempenhado pela Itália na área do Mediterrâneo”.
O foco foi em torno da gestão e valorização de resíduos e água, com um painel completo de especialistas do setor.
Participaram Alessandra Astolfi, Francesco Fatone (Marche Polytechnic University), Fabrizio Passarini (Bologna University), Fabio Fava (Bologna University), Andrea Giannotti (Novamont), Davide Scaglione (CAP Group), Antonio Batistini (NextChem).