A FIDAE e a Farnborough International Airshow anunciaram o bloqueio de empresas da Rússia, como a estatal UAC e suas subsidiárias, de participar dos seus eventos em 2022.
“Após os eventos em curso na Europa Oriental, tomamos a decisão de suspender a participação russa no Farnborough International Airshow 2022”, anunciaram os organizadores do evento inglês em um comunicado. “Nossos corações estão com o povo da Ucrânia e todos os afetados pela situação atual. Continuamos a esperar uma resolução oportuna e pacífica”.
Em 2018 o Farnborough Airshow teve a presença de empresas estatais da Rússia, como a Sukhoi Civil Aircraft (SCA) e Irkut, apresentando as suas aeronaves SSJ-100 e MC-21, respectivamente.
Aviões militares foram proibidos, por uma decisão de 2014 devido a invasão da Ucrânia neste respectivo ano.
Já a FIDAE baniu empresas russas através de uma nota oficial do Governo Chileno. Confira a íntegra da nota:
“Devido a agressão à Ucrânia por parte da Rússia, o Ministério da Defesa informa que o Governo do Chile retirou o convite feito a empresas russas que iriam participar da Feira Internacional do Ar e Espaço (FIDAE), que será realizada em nosso país entre 5 e 10 de abril.
A FIDAE, organizada pela Força Aérea Chilena, é a principal feira aeroespacial e de defesa da América Latina, uma das cinco primeiras do mundo, e recebe expositores de mais de 40 países.”