A 6ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura no Ceará – Fenacce superou todas as expectativas da organização do evento nos quesitos público participante, negociações e vendas.
Outro índice que alegrou seus organizadores foi o de doações provenientes da entrada solidária, onde cada visitante era convidado a doar dois quilos de alimentos não perecíveis.
No decorrer dos 10 dias do evento foram arrecadadas mais de 41.5 toneladas de alimentos e a equipe da organização contabilizou a circulação de 60 mil visitantes na Feira.
Com o objetivo de fomentar o artesanato e a cultura como atividades de economia colaborativa, a feira que contou com mais de 320 expositores e 2.000 artesãos de 27 estados.
“Estamos muito felizes com o resultado da Fenacce 2024, o evento foi vitrine para o artesanato nacional”, celebra Stella Pavan, promotora da Fenacce.
“Além disso, alcançamos movimentações financeiras de 20 milhões em vendas e 4 milhões em investimentos”, completa Pavan que também é presidente do Sindieventos Ceará.
A Fenacce 2024 proporcionou 2,8 mil empregos diretos e indiretos, realizou 28 apresentações culturais com 281 artistas, 27 oficinas de gastronomia com 1.046 participantes, 43 oficinas de artesanato com 806 participantes e 10 palestras.
A Fenacce promoveu ainda ações de sustentabilidade para redução dos impactos ambientais, dentro dos pilares econômicos, sociais e ambientais, efetuando a gestão dos resíduos gerados durante o evento.
“Nossa iniciativa teve o intuito de integrar o setor de artesanato e economia criativa e colaborativa, com práticas de ESG com foco na responsabilidade socioambiental, tornando o evento uma referência a nível local e nacional”, afirma Pavan.
Com a qualificação da gestão de resíduos o evento fortaleceu as boas práticas por meio do conceito dos 4R’s da sustentabilidade: Reduzir; Repensar; Reciclar; Reutilizar.
No total, reciclamos na edição 2024 aproximadamente 1 tonelada de resíduos sendo 1063,20 kg recicláveis, 225,60 kg de reaproveitamento, 462,90 kg de orgânico alimentar e 43,70 de orgânico de folhagem, os quais foram desviados do aterro sanitário da nossa cidade.
Os resíduos coletados foram pesados, separados por tipo e direcionados para a reciclagem, poupando insumos da natureza causados pela extração de matérias-primas.
“Para fazer a destinação correta dos resíduos, contamos, mais uma vez, com a parceria da Transforme Serviços Verdes, empresa signatária do Pacto Global Brasil, que prestou o serviço de consultoria e acompanhamento das atividades da Feira”, aponta.
A 6ª Fenacce aconteceu de 20 a 29 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará, e foi uma verdadeira mistura de talento, criatividade, incentivo a economia, culinária, música, novos negócios.
O evento foi realizado pela A&M Promoções e Eventos e promovido pelo Instituto Idehas e Sindieventos Ceará.
Crédito da imagem: Rogério Felipe